Existe diferença entre factibilidade e viabilidade? Viável e factível?
Gostaria de saber de onde vem e qual o significado do meu nome, Rafael.
Grato.
Penso que quem se desilude, desilude com alguma coisa...
Qual a frase correcta?
«[…] pois estavam profundamente desiludidas com a República […]»
ou
«[…] pois estavam profundamente desiludidas pela República […]»
Gostaria que comentassem.
«Não guardo rancor de ninguém», ou «não guardo rancor a ninguém»?
Obrigada!
Na frase «Não quero ter de limpar outra vez o lixo que aqui está», a expressão «outra vez» deve considerar-se uma locução adverbial?
Eu gostaria de saber o que é a mudança linguística em si e qual a diferença entre variação linguística e mudança linguística?
Obrigada.
O que é a relação de c-comando?
Ex.: «As Donkey Sentences são um tipo de estrutura em que não existe relação de c-comando entre o antecedente e o pronome.»
Obrigada.
Expliquem-me, por favor, o que se entende por «independência sintáctica da frase».
"Íctico", ou "ictíico" («próprio de peixe; relativo a peixe»)?
Obrigado.
Numa conversa entre colegas, surgiu a seguinte questão: existe a forma verbal "pedi-mos"? Não me refiro à primeira pessoa do plural do presente do indicativo (pedimos) mas ao imperativo afirmativo reflexo. Não é uma utilização corrente, mas se sugerirmos a alguém (que tratamos respeitosamente por vós) que nos peça algo (plural em número), não seria possível utilizar esta forma? Por exemplo:
«Quereis que vos entregue os livros? Pedi-mos.»
Será absurdo?
Agradeço desde já a atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações