DÚVIDAS

Sobre as palavras drunfar, drunfado e drunfo
As palavras "drunfar", "drunfado(a)" e "drunfo(s)" (com os significados respectivos de «drogar», «drogado(a)», «droga(s)», especificamente no que respeita a medicamentos calmantes, ansiolíticos, etc.) estão dicionarizadas? Não as encontro em nenhum dicionário, mas são correntes até na TV e há ocorrências significativas no portal Google da Internet, se bem que sempre tenha desconfiado tratar-se de "invenções" populares... Mas com que fundamento? Encontrei o seguinte significado num dicionário electrónico de calão: "Drunfar" — «Estar "embriagado" com hipnóticos ou outros sedativos»...
«Imigrantes... do Algarve» e «... no Algarve»
A frase a que se reporta a minha questão é: «AIPAII-algarve, Associação para a Implementação de Projectos de Apoio e Integração para Imigrantes do Algarve» Centro da questão a levantar (na parte final da frase): «... do Algarve...» ou «... no Algarve»? Que associação é esta? Dos «imigrantes» algarvios ou dos «emigrantes» algarvios? Dos imigrantes (de outros países) que tenham uma relação (preposicional) de pertença (e não de origem) ao Algarve — «do Algarve» — (ainda que não meramente de natureza geográfica — «imigrantes no Algarve»)? É uma associação do Algarve (algarvia)? Ou é uma associação de... imigrantes-do-Algarve ? Do de origem, ou do de lugar, ou do de pertença do Algarve? Agradeço as vossas boas opiniões. Disponível para esclarecimentos adicionais, se necessário.
Dupla repetição = três ocorrências
Uma das regras de xadrez diz que um jogador pode solicitar que o árbitro declare a partida empatada se a mesma posição (conformação de peças no tabuleiro) ocorrer três vezes. Trata-se de uma tripla repetição, ou de uma dupla repetição? Se o professor de educação física solicita cinquenta repetições de um exercício, o mesmo deve ser feito cinquenta, ou cinquenta e uma vezes? Afinal de contas, o número de repetições inclui todas as ocorrências, ou todas menos a "original"? Sei que dupla tributação corresponde ao termo bitributação, e a expressão «ne bis in idem» é o nome de um princípio jurídico, segundo o qual ninguém pode ser condenado duas ou mais vezes pelo mesmo crime. Acho que tripla repetição então é a ocorrência da mesma posição três vezes, e não quatro. Obrigado pela atenção.
«Levantem a aldraba e empurrem a porta»: orações coordenadas, outra vez
Numa discussão entre dois colegas surgiu a dúvida de como deve analisar-se a frase «Levantem a aldraba e empurrem a porta». Hipótese colocada pelo 1.º professor: «Levantem a aldraba» — Oração coordenada «e empurrem a porta» — Oração coordenada copulativa Hipótese colocada pelo 2.º professor: «Levantem a aldraba» — Oração coordenada copulativa «e empurrem a porta» — Oração coordenada copulativa Obrigada pelo vosso esclarecimento.
Empresa de «fornecimento de navios»
Recentemente, conversando com um amigo, disse-lhe que meu sogro tinha uma empresa de «fornecimento de navios». Que essa empresa fornecia todas as necessidades de um navio, tais como alimentos, bebidas, remédios, materiais de limpeza, etc. Ele me disse que, da forma como eu havia falado, tinha entendido que meu sogro «fornecia navios», ou seja, era um estaleiro. E que o correto seria dizer «fornecimento para navios». Qual a forma ou formas corretas?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa