DÚVIDAS

Verbos transobjectivos e predicativo do objecto

Vejo, em alguns sítios de professores, exemplos de predicativo do objeto com os quais não concordo. Para haver predicativo do objeto, o verbo deve ser transobjetivo. Onde posso arrumar uma lista desses verbos?

Por exemplo, «Os policiais pediam calma absoluta»: «absoluta» foi caracterizado como predicativo do objeto direto, quando entendo que seja parte integrante do objeto direto, adjunto adnominal, visto não ser relacionado a esse pelo verbo.

Quando jovem, um professor me ensinou um macete, substituir o objeto por um pronome oblíquo e verifcar se resta a qualidade. Nessa frase, creio que seria «Os policiais pediam-na» e não «Os policiais pediam-na absoluta». Já na oração «Julguei a paz absoluta» («julguei» é transobjetivo) ficaria «Julguei-a absoluta». Estou correto, ou realmente absoluta é predicativo do objeto no primeiro exemplo?

Resposta

Para obter uma lista de verbos transobjectivos, terá de a extrair dos vários dicionários de verbos  publicados no Brasil e em Portugal; sobre este assunto, pode, por exemplo, consultar a resposta Sobre dicionários de verbos.

Em relação ao que diz, tem razão. Na frase em causa, o adjectivo absoluta é atributo (terminologia portuguesa) ou adjunto adnominal (terminologia brasileira), e não predicativo do objecto directo.

Refira-se que por verbo transobjectivo se entende um «[...] verbo que requer um complemento predicativo referente ao seu objeto» (Dicionário Houaiss). Não se trata, contudo, de termo incluído na Nomenclatura Gramatical Brasileira.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa