Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Matheus Araújo Estudante Rio de Janeiro, Brasil 8K

Sei que o verbo implicar, no sentido de «resultar em», é transitivo direto. Eu estava conversando com a minha namorada sobre isso, e surgiu uma dúvida: normalmente a regência de um substantivo acompanha a do verbo do qual derivou. Isso também serve para o conjunto verbo implicar/substantivo implicação? Gostaria de um exemplo que ilustrasse melhor a resposta (se possível).

Obrigado.

Edite Figueiredo Professora Marinha Grande, Portugal 18K

Qual é o feminino de pigmeu?

Victor Ferreira Tradutor Lisboa, Portugal 18K

Machimbombo: não será que é a democratização africana de "machine bond"?

R. Castro Tradutora Maia, Portugal 7K

Na frase «O petróleo é a principal fonte de energia, mas também o principal poluente (ou poluidor)», qual é a melhor escolha, poluente ou poluidor?

Ana Raposo Advogada Lisboa, Portugal 3K

Gostaria de saber como classificar morfologicamente os seguintes termos: e-learning; Fenprof; EVT.

António Contreiras Profissional de ambiente e ordenamento do território Faro, Portugal 200K

Fazer a análise morfológica de uma palavra é o mesmo que fazer a sua classificação morfológica? E é o mesmo que incluí-la numa classe de palavras?

Para melhor entender, pergunto: quando faço uma análise morfológica, por exemplo, da palavra astrografia? Quando digo que é um substantivo feminino, ou quando digo que provém do elemento astro-, mais o elemento -grafi-, + -ia? Se é que alguma constitui uma análise morfológica.

Grato.

Carolina Paiva Professora Matosinhos, Portugal 71K

Venho solicitar o esclarecimento sobre a seguinte questão. Deve escrever-se «A festa foi demais», ou a «A festa foi de mais»?

Grata pela atenção.

Paulo Gama Estudante Rio de Janeiro, Brasil 5K

Vi a lição relacionada ao verbo instar e outra dúvida me sobreveio. É que tenho visto uma construção, em arrazoados e artigos, que me soa um tanto estranha e gostaria de saber se é ou não acertada. Refiro-me a expressões do tipo «insta acentuar», «insta lembrar», como forma de introduzir uma idéia complementar ao que vem sido abordado.

Tais construções são corretas?

Iara Carneiro Professora Rio de Janeiro, Brasil 11K

«Os leitores desta revista gostaram tanto da Bahia que quando chegaram em casa a primeira coisa que fizeram foi ir para a rede.»

Como se divide esse período e como se classificam essas orações?

 

Evaldo Gonçalves da Silva Advogado Porto Alegre, Brasil 11K

Tenho ouvido, não sem surpresa, comentaristas de veículos televisivos, ao informar resultados de jogos de futebol, expressando-se assim:

«O Flamengo perdeu do Vasco.»

Esta construção está correta, não seria: «O Flamengo perdeu para o Vasco»?

Grato.