A formação dos patronímicos
Como eram formados os patrônimos em português (ou ibéricos)? Vários nomes parecem apenas adicionar -es, por vezes deitando fora a vogal final (Henrique – Henriques; Fernando – Fernandes; Martim – Martins), enquanto em outros parece haver influência de formas mais arcaicas do nome ou evolução do próprio patrônimo (Vasco – Vaz; Gonçalo – Gonçalves; Diogo – Dias). Existe uma regra geral que se possa formular?
Tempestivamente
Existe a palavra "tempestivamente"? Não seria mais correcta a sua utilização em substituição da palavra atempadamente, hoje tão usada?
A referência a poemas sem título
Pretendo ao longo do meu texto referir-me a poemas que não têm um título expresso. Como devo fazer-lhes referência? Transcrevo o primeiro verso entre aspas somente? Faço-o entre aspas e em itálico, ou simplesmente em itálico?
Muito obrigada!
A relação de hiperonímia de dança
Gostaria de saber se dança pode ser um hiperónimo?
O significado do nome Ada
Gostaria de saber qual o significado da palavra Ada.
Muito obrigada.
O verbo ter na voz passiva: «Duas casas são tidas pelo João»
Estou tentando descobrir desde ontem, e ainda não sei: porque a frase «Duas casas são tidas pelo João» é agramatical! Em que conceitos da G. T. se fundamenta essa agramaticalidade?
Um abraço.
Oração iniciada por porquanto
«Porquanto minha língua ainda se furtasse a seu ofício, permaneci calado.»
No período acima, a oração iniciada por conjunção é coordenada explicativa, ou subordinada adverbial causal?
Obrigado.
Sobre as expressões idiomáticas «bater a bota», «fazer figura de urso»,
«ir desta para melhor» e outras mais
«ir desta para melhor» e outras mais
As expressões idiomáticas «bater a bota», «fazer figura de urso» e «ir desta para melhor» pertencem a que registo de língua? Familiar?
A expressão «à coca»
A expressão «à coca» é popular, ou pode ser também literária?Parece-me ser uma combinação perfeita das expressões «à espera» + «à espreita», sendo que nenhuma destas duas, por si, me parece poder substituí-la perfeitamente.
Obrigada.
A etimologia de adopção e de adoptar
Qual a origem da palavra adoção ou adotar?
