Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Lavínea Vicentina Estudante Porto Alegre, Brasil 7K

Gostaria de saber qual a etimologia da palavra flertar.

Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

Jorge Teixeira Lapa Jurista Lisboa, Portugal 18K

Ouço, por vezes, a expressão «salvo erro e contra omissão». Pergunto: esta é uma forma arcaica ou pelo menos antiga da vulgar «salvo erro e omissão», ou simplesmente um desvio popular sem significado?

Obrigado.

Alberto Menezes Advogado Braga, Portugal 4K

As citações seguintes são retiradas de uma decisão do Supremo Tribunal Administrativo (acórdão de 11 de Janeiro de 2007, disponível na Internet):

— «Ora, é manifesto não ser de deferir ao requerido»;

— «Nestes termos, acordam em indeferir ao requerido a fls. 1188-1198.»

As expressões «deferir ao requerido» e «indeferir ao requerido» são utilizadas com muita frequência em decisões judiciais.

Pretendo saber se são correctas.

Obrigado.

Clara Barreto Professora Cinfães, Portugal 11K

Gostaria de saber a origem da palavra chat, bem como o seu significado etimológico.

Obrigada.

Alexandre Cavalcante Jornalista Porto Alegre, Brasil 7K

Qual a origem da palavra bueiro? Encontrei "bua" no dicionário on-line da Priberam, mas um amigo meu, professor de Português, diz que é incerta e que não está comprovado que seja a partir de "bua", termo infantil para água em português lusitano.

Antecipadamente grato.

António Fonseca Antunes Médico Lisboa, Portugal 3K

Os casos de tuberculose podem ser causados por estirpes bacterianas sensíveis a todos os antibióticos ou por estirpes resistentes a um (monorresistentes), a dois ou mais antibióticos (convencionou-se chamar multirresistente).

Recentemente começaram a aparecer estirpes resistentes a todos ou quase todos os cerca de 20 antibióticos actualmente disponíveis para tratar a doença. A OMS começou a designar estas estirpes, em inglês, por «extensively resistant Mycobacterium tuberculosis strains» usando também a sigla XDR-TB (tendo já ficado esta sigla consagrada e em uso em todo o mundo — ninguém ousa modificá-la ou adaptá-la).

A minha dúvida prende-se com a tradução do termo por extenso. Dado que tenho responsabilidades na gestão do programa de controlo da doença ao nível nacional, tive de adoptar a terminologia que mais se adaptasse à “gíria médica” e ao sentido que se lhe quer dar. A designação que adoptámos para traduzir «extensively resistant Mycobacterium tuberculosis strains» foi «estirpes de Mycobacterium tuberculosis extensivamente resistentes».

Assinalo o facto de esta condição de resistência extensa resultar de um processo biológico de expansão sucessiva do espectro de resistência, não precisando, contudo, de ser resistente a todas os antibióticos para merecer esta classificação. Desde Setembro de 2006 que usamos o termo sem que tenha havido reacções negativas dos diversos grupos profissionais da saúde, e a semelhança com o termo inglês facilita a transmissão do conceito e é útil como palavra-chave para pesquisa bibliográfica.

Desde já agradeço a atenção.

Aguardo com grande expectativa o vosso parecer.

Hugo Silva Designer Braga, Portugal 5K

Tenho tido dificuldades em encontrar a origem da palavra museografia, se é apenas uma derivação da origem da palavra museu... E como se transfere para os outros idiomas, como o inglês e o italiano?

Obrigado.

Aida Félix Professora do 1.º ciclo Peniche, Portugal 7K

Pode-se abreviar a palavra arquipélago? Se sim, como se escreve?

Mário da Cruz Arqueólogo Coimbra, Portugal 19K

Em discurso directo, o pedido de desculpa simples deve levar ponto de interrogação, ou de exclamação?

«— Desculpa?»

Ou

«— Desculpa!»

António Magalhães Professor Guimarães, Portugal 12K

Nos versos de Cecília Meireles: «Mas não consegui conhecer ainda/qual é melhor: se isto ou aquilo», qual a classificação morfológica da palavra qual?