«Os calções estão-me bons/bem»
Encontrei, num livro de ensino, a frase «Os calções estão-me bons». Neste caso, não se devia usar antes o advérbio e dizer «os calções estão-me bem»?
Entrada ou abertura num texto
Além do título, do antetítulo e do subtítulo, como se chamam algumas frases que, por vezes, aparecem antes do início do texto?
A origem e o significado do nome da vila de Odiáxere
Qual a origem e o significado do nome da vila de Odiáxere, no concelho de Lagos — Algarve?
Remonta a que século?
Qual a evolução do nome? (Em tempos escrevia-se Odeáxere, agora parece ser Odiáxere.)
«Estar à/na conversa com...»
É correcto dizer-se: «estar à conversa com...»?
A transcrição fonética da palavra obstar
Gostaria de saber a transcrição silábica fonética da palavra obstar.
Obrigada.
Persival, Quirino e Cirino
Persival, ou Percival? Cirino, ou Quirino?
Obrigado.
O significado e a origem do galicismo buvete
Gostaria de saber qual o significado e a origem da palavra buvete.
A família de palavras de amigo e de amor
Gostaria de saber se amigo e amor partilham o mesmo radical e, consequentemente, se pertencem à mesma família de palavras.
Grata pela atenção.
A diferença entre pesquisa e procura
Em primeiro lugar, tenho uma questão que julgo simples: qual é a diferença entre pesquisa e procura? Esta definição vem da necessidade de definir a função de um browser, a que chamamos navegador, que tem a particularidade de permitir pesquisar/procurar informação de modo passivo.
Em segundo lugar, qual é a diferença entre substantivo concreto e substantivo abstracto?
Já vi a definição de que um substantivo concreto nomeia objectos concretos; i. e., objectos que se conhecem através dos sentidos. Porém deus é considerado, nalgumas gramáticas, um substantivo concreto.
«Realidade» é um substantivo concreto, ou abstracto? De facto, eu interajo com a realidade através do sentidos e das acções. Eu posso distinguir o que é real do que não é real — isto é, do que é ideal. Consigo distinguir a realidade da ideia. Então realidade é um substantivo concreto, e ideia, um abstracto? Formulo a questão de um modo ingénuo, mas pretendo com isto entender como se distinguem os substantivos.
Já reparei que a distinção entre substantivo concreto e abstracto não é coerente nas respostas pertinentes que encontrei no Ciberdúvidas: 26/02/1999, 26/11/1998, 02/01/2002, 19/03/2003 e 21/10/2004.
A minha questão, portanto, pode resumir-se a isto: é possível definir consistentemente como se classifica um substantivo, ou é sempre necessário convencionar excepções, tal como deus, espírito e alma?
Finalmente, deixo um nota: gostava que melhorassem o vosso sistema de pesquisa (entenda-se activa), porque o número de entradas no Ciberdúvidas avulta, e essas entradas podem ser distinguidas por categorias.
Obrigado pelo vosso trabalho!
A tradução de «legacy effect» (em medicina)
Pode usar-se a expressão «efeito legado» no contexto de algo que na mesma pessoa fica por determinado comportamento anterior? Exemplo: na diabetes, o bom controlo metabólico da glicemia no início do diagnóstico da doença leva, mesmo que o controlo se deteriore um pouco posteriormente, a bons resultados nas complicações, diminuindo-as: «efeito legado» («legacy effect»). Na literatura inglesa é esta a expressão, «legacy effect», e há uma explicação científica para esse efeito.
