Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O feminino de pedreiro

Gostaria de saber qual o feminino de pedreiro (trabalhador da construção civil). "Pedreira" é possível? Não se confundirá com o local de extracção da pedra?

Cláudia Pinto Professora Coimbra, Portugal 7K

A palavra pedreira é adequada ao feminino de pedreiro visto que está de acordo com as designações profissionais como costureiro/costureira e cozinheiro/cozinheira, etc.

Realmente, pedreira também significa local de onde se retiram os blocos de pedra necessários aos trabalhos de construção. No entanto, na língua portuguesa, como nas outras, existem palavras com dois ou mais significados. O contexto é que nos mostrará qual o significado adequado.

A. Tavares Louro
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Morfologia Flexional; Semântica Campos Linguísticos: Neologismos; Semântica nominal