Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Joaquim Fernandes Faro, Portugal 7K

Devemos dizer “a” União de Leiria ou “o” União de Leiria, “o” Naval 1.º de Maio ou “a” Naval 1.º de Maio? E, por outro lado, “o” Estrela da Amadora ou “a” Estrela da Amadora, “o” Santa Clara dos Açores ou “a” Santa Clara dos Açores?

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 4K

Haverá algum conhecimento da vossa parte sobre o significado do termo latino depressio hiemalis?

Obrigado.

Ana Nozes Enfermeira Lisboa, Portugal 25K

De onde vem a expressão «fazer das tripas coração»?

Obrigada.

Maria Graça Professora Aveiro, Portugal 6K

É correcto usar o superlativo absoluto analítico do adjectivo absoluto («muito absoluto»), ou deveremos apenas usar absolutíssimo?

Obrigada.

Fernando Marques Técnico profissional de museografia Vila Franca de Xira, Portugal 8K

Qual a forma correcta de pronunciar a palavra hangar? "Hângar" ou "hangár"?

Pedro Varela Arquite{#c|}to Porto, Portugal 24K

Gostaria de saber como devo encarar a terminação dos verbos quando estes são "reflexados". Qual das duas opções está correcta e existe uma regra?

«Porquê estudá-las se já são conhecidas?»

ou

«Porquê estuda-las se já são conhecidas?»

Obrigado.

Tânia Viegas Estudante Lisboa, Portugal 7K

Pertenço a grupo musical que se dedica exclusivamente à música medieval e renascentista. Sendo eu a cantora, deparo-me constantemente com problemas no campo da fonética.

De entre o nosso reportório, posso destacar as Cantigas de Santa Maria (Afonso X de Castela) e as Cantigas de D. Dinis (Pergaminho Sharrer), ambas em galaico-português.

Qual a fonética a adoptar é a minha constante dúvida.

Devemos optar por uma leitura mais próxima do latim, do galego, ou do português?

Existe algum estudo especificamente sobre isso?

Quem posso contactar?

Desde já o meu agradecimento pela atenção dispensada.

Albino Ramalho Professor Viana do Castelo, Portugal 5K

Recordo ter ouvido a uma pessoa de uma freguesia de Lamego utilizar a palavra "biasco" referindo-se ao bacio ou vaso de noite. Das pesquisas feitas em dicionários, só me deparei com o seu registo no Dicionário de Calão, de Albino Lapa (Editorial Presença, Porto, 1974, com o significado de "caneco de polícia").

Será que me poderão fornecer mais informação sobre a existência desta palavra bem como possíveis significados e etimologia?

Muito obrigado.

Sónia Silva Paginadora Sintra, Portugal 17K

Já me tinha apercebido do uso corrente do termo "salganhada" por variadas pessoas, no entanto, recentemente, encontrei-a escrita num artigo de um prestigiado jornalista.

A minha dúvida é: esta versão com «nh» também é correcta? Sendo o termo correcto, também é sinónimo de confusão ou trapalhada, ou tem um significado completamente diferente?

Muito grata.

Tiago dos Santos Estudante Lisboa, Portugal 6K

A palavra búzio pode-se escrever "búsio"? Uma vez que o s está entre vogais e tem som de z? Eu sei que provavelmente tem a ver com a etimologia das palavras, mas não se espera que uma pessoa estude latim e todas as outras línguas que deram origem ao português, pois não? Outra dúvida que eu tenho é se sintetizar se pode escrever "sintetisar" uma vez que vem de síntese... "Caicha", "caichilho", "chábega", porque estas palavras não se escrevem assim?

Fui procurar na minha gramática como se escrevia o plural de nomes compostos por dois nomes e há duas situações diferentes: num flexionam-se as duas palavras para o plural como em guardas-civis, noutro caso só se flexiona o primeiro para o plural pois o segundo nome é um determinante específico (exemplo: palavras-chave). O que é um determinante específico?