Saber se um substantivo é epiceno é difícil, pois os dicionários, ao menos o que eu uso, não informam...
Há alguma forma de saber se um substantivo é ou não é epiceno?
Outra pergunta: dragão e baleia são substantivos epicenos?
Gostava que me esclarecessem se é em contexto que se caracteriza um verbo como transitivo ou intransitivo. De outra forma, não percebo como foram considerados os verbos lanchar e estudar como intransitivos no exame nacional de Língua Portuguesa de 9.º ano de 2006. Parecem-me estar ao mesmo nível do verbo ler, que pode ser utilizado numa frase como «eu leio muito», mas também «eu leio muitos livros». No entanto, ele é geralmente considerado transitivo.
Agradeço a atenção dispensada.
Faço mestrado em Lisboa, e estou tendo dificuldades com a nossa língua, em relação com a posição do sujeito na frase. Já que falamos português mas com algumas diferenças, gostaria de saber como o sujeito da gerundiva periférica pode ser um DP1 ou um pronome com caso nominativo. Em português europeu standard, o sujeito da gerundiva ocorre obrigatoriamente em posição pós-verbal, excepto quando a gerundiva é introduzida por em. Quais as diferenças nas gerundivas do português europeu e do português do Brasil?
1 N. R.: Termo usado em certas teorias da gramática generativa. Um DP (determiner phrase) é constituído por um núcleo, que é um determinante, combinado com um nome (ver David Crystal, Dictionary of Linguistics and Phonetics, Oxford, Blackwell Publishers, 1997).
O que distingue um deíctico de uma referência co-textual? Poderia fornecer exemplos?
Gostaria de tirar a seguinte dúvida:
Em notas de avaliação por extenso, a vírgula também se escreve por extenso?
Por exemplo:
12,6 — «doze vírgula seis»
12,6 — «doze, seis»
Qual das duas opções é a mais correta?
Caros amigos do Ciberdúvidas, gostaria de uma explicação quanto às regras de acentuação para o plural de palavras como dólmen, sêmen, lúmen, éden, hífen, gérmen, abdômen, etc.
Por favor, considerem o meu pedido de explicação relativo ao plural terminado em ns, e não em nes.
A minha dúvida surgiu quando, no dicionário eletrônico Houaiss, encontrei o plural germens em contraste com "sêmens"; cólons em contraste com "abdonens".
Tenham os meus sinceros agradecimentos.
É complicado quando há várias respostas para uma única pergunta! Minha dúvida é: como se escreve "marcapasso"? Segundo o dicionário de Cegalla, marca passo; Academia Brasileira de Letras, marca-passo; "marcapasso", em sites. Afinal, qual a escrita correta?!
Aqui afirma-se que depois de certos advérbios se usa a próclise. A minha pergunta é se assim se inclui entre esses «certos advérbios», mais especificamente, o que é mais comum/correto em português europeu: «Assim te divertes economizando», ou «Assim divertes-te economizando»?
Muito obrigado.
Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
As palavras homenagem e homenagear são palavras da família de homem?
Obrigado pela atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações