Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paula Gomes Professora Maia, Portugal 8K

Que verbo corresponde ao nome sono?

Ivo Carvalho Informático Lisboa, Portugal 6K

O que dizer da expressão «arrotar a...» sardinhas, por exemplo? É aceitável juntar toda a ideia de que se arrota com aroma e dizer «arrotar a algo», uma vez que tossir, espirrar ou arrotar são por si só acções finais?

Márcio Nascimento Estudante Salvador, Brasil 15K

O correto é «me olho no espelho», ou «me olho ao espelho»?

Luísa Santos Professora Lisboa, Portugal 22K

Gostaria de saber o significado da palavra "narço" ou "estar narço".

Obrigada.

Guillermo Vilar Professor Granada, Espanha 8K

Aproveitando a oportunidade que o site Ciberdúvidas oferece, apresento-lhes a minha dúvida relacionada com o emprego de pronomes (directos ou indirectos) nas orações subordinadas finais por eu não ter encontrado exemplos literários para encontrar uma possível solução.

Segundo a gramática de Cunha e Cintra, como regra geral da colocação dos pronomes átonos, no apartado para orações com um só verbo estabelece-se como lícita a próclise ou a ênclise dos pronomes que acompanham infinitivos soltos («Canta-me cantigas para me embalar»; «Para não fitá-lo, deixei cair os olhos»; «Para assustá-lo, os soldados atiravam a esmo»). Apesar de que a possibilidade existe, tem-me sido impossível encontrar casos semelhantes aos dois últimos exemplos.

Mas nas três orações dadas, os infinitivos embalar, fitar e assustar estão subordinados a outros (cantar, deixar cair e atirar respectivamente) através da preposição para. O que é que se entende então por oração com um só verbo e oração com infinitivo solto? Refere-se ao facto de a oração subordinada começar o período oracional, ou seria também lícita uma outra ordem sintáctica («Os soldados atiravam a esmo para assustá-lo»), mantendo assim a ênclise no infinitivo?

Grato pela atenção.

Joaquín Fernández Tradutor Barcelona, Espanha 4K

Suponho que, em princípio, o plural de ravióli devia ser "raviólis". O Dicionário Houaiss nada diz, e o da Academia diz que o plural deve ser "ravióis", imagino porque devem partir do princípio de que "ravioli" em italiano já é plural. Então, qual é o plural correcto em português?

Rui Baptista Professor Coimbra, Portugal 5K

Gostava de ser informado do significado da palavra manipular, em sentido lato e em sentido figurado. Obrigado.

A. Monteiro Gestor Lisboa, Portugal 3K

Existe, em Castelo Branco, a Quinta dos Ganitos. Conheço pessoas com o mesmo apelido – Ganito. Gostaria de saber a sua origem.

Bem hajam!

Carmo Gregório Técnica superior Lisboa, Portugal 6K

Reportando-se à intervenção numa assembleia, qual será a expressão mais adequada: «usar a palavra», ou «usar da palavra»?

Eleide Ferreira Borges Escriturária de escola Cândido Mota, Brasil 6K

Suponho que o sobrenome Borges seja de origem portuguesa. Se sim, qual a origem e o significado?

Obrigada!