Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: conjunção
Emanuel Afonso Estudante Nova Iguaçu, Brasil 49K

No fragmento «Só acredita em fumaça quando vê fogo», o termo quando indica condição para que a ação se realize, ou o tempo em que as ações ocorrem?

Por quê?

Rodrigo Dubal Professor Porto Alegre, Brasil 6K

No trecho «A influência africana fervendo sob a européia e dando um acre requeime à vida sexual, à alimentação, à religião; o sangue mouro ou negro correndo por uma grande população brancarana quando não predominando em regiões ainda hoje de gente escura», como é classificado sintaticamente o «quando não»?

Leonardo Figueira Estudante Rio de Janeiro, Brasil 22K

Neste sítio encontra-se como explicação para a origem da locução «mesmo que» uma outra locução de origem francesa. Entretanto, o Houaiss não a assim classifica, a vê como um substituto na linguagem cotidiana das locuções originalmente concessivas.

Fernando Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 19K

Na frase «Eu não saberia se você voltasse», o se é conjunção condicional, ou concessiva? Por favor, considerem com cuidado a possibilidade de ser concessiva... Caso contrário, expliquem-me por que é condicional (de modo mais extenso). Aguardo ansioso. Abraço!

Miguel Alves Desempregado Porto, Portugal 158K

Tenho dificuldades em distinguir, na divisão e classificação de orações, quando aparece um que a iniciar uma oração, se é uma oração subordinada integrante ou se é uma oração subordinada final. Como é que se distingue?

Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre o assunto.

Muito obrigado.

Cecília Martins Revisora Belo Horizonte, Brasil 8K

Encontrei no Ciberdúvidas duas respostas divergentes sobre o mesmo assunto (O valor da locução «não só... mas também»Vírgulas com «não só... mas também»): o uso ou não de vírgula antes de mas na locução «não só... mas também». Em uma delas recomenda-se o uso da vírgula, na outra, não. Há alguma diferença sutil entre os casos que eu não tenha notado? Qual das duas respostas é a correta? Há ou não vírgula antes de «mas também»?

Isabel Lima Professora Mogúncia, Alemanha 16K

Gostaria de esclarecer uma dúvida: «ao mesmo tempo (que?)» é uma conjunção? Se sim, é uma conjunção subordinativa?

Muito obrigada.

Luís Veiga Professor Bragança, Portugal 11K

Na frase: «A minha casa é bonita. E a tua?»

— O e é uma conjunção?

Renata Cristina Estudante São José dos Campos, Brasil 10K

Estou fazendo um trabalho de faculdade e tenho dúvidas sobre a conjunção ou e seu valor semântico e linguístico:

O caso é o seguinte: não consigo identificar quando a sua disjunção é exclusiva, inclusiva ou argumentativa. Sempre aprendi só pela visão gramatical como coordenativa alternativa, mas não é isso que minha professora quer... Vou mandar o trecho que tenho de analisar, se vocês puderem me ajudar, agradeço (é onde aparece a conjunção ou)

«(...) Muitos candidatos, novatos ou veteranos na política, são réus em processos criminais ou em ações civis públicas que se prolongam por anos. Se o povo é indiferente à existência de processos contra o candidato, que escolhe por simpatia ou amizade, sendo de somenos a acusação de seu envolvimento em corrupção, poder-se-iam simplesmente proibir candidaturas de condenados em primeira instância? Caberia, a partir desta condenação, qualificar o candidato como “ ficha-suja”?»

Luísa Costa Professora Braga, Portugal 9K

Gostaria que me ajudassem a classificar a segunda oração da frase seguinte: «A Maria vai estudar para Coimbra, ao passo que o irmão vai para Évora.»

Muito obrigada.