Função sintática de «com Álvaro»
Poderiam ajudar-me na análise sintática da frase «Os alunos do 6.º ano estavam muito entusiasmados com Álvaro, o professor de Matemática»?
Qual a função sintática de «com Álvaro»?
«A arte de bem viver»
Encontro no dicionário: benquerer, benfazer. Não encontro benviver. Como fica bem-viver? Posso escrever com hífen: «A arte de bem-viver»? Muito grata.
Sobre o advérbio ainda
Gostaria de saber qual é a classificação gramatical da palavra ainda e se existe alguma regra para a sua colocação na frase em relação aos verbos (i. e., deve estar antes ou depois).
Por exemplo, a seguinte frase deve ser «Quando regressei, a empregada ainda estava a preparar o almoço», ou «... estava ainda a preparar o almoço»?
Sobre a expressão «certo dia»
Na frase «Certo dia, chegou o autocarro vindo de Paris...», pode considerar-se a expressão «Certo dia» como locução adverbial de tempo?
Caso a resposta seja afirmativa, qual seria o advérbio equivalente?
«Para irem lá» = «para lá irem»
Gostaria de saber se se diz «para irem lá» ou «para lá irem».
A formação das palavras abaixo e acima
Como classificar as palavras abaixo e acima quanto ao processo de formação? Podemos considerar abaixo e acima como palavras simples? Derivadas não me parece! No entanto, temos as expressões «a cima», «por cima», «a baixo», «por baixo»... precedidas de preposição. Terá havido evolução das palavras?
Anticonstitucionalmente e anticonstitucionalissimamente
Gostaria de saber se é indiferente a utilização de anticonstitucionalmente e anticonstitucionalissimamente.
Já agora, qual a diferença entre as palavras, no que respeita aos seus significados?
Anticonstitucionalissimamente, sendo advérbio, poderá vir de anticonstitucionalíssimo?
A grafia de super- + à-vontade
Peço desculpa pela insistência, mas continuo sem resposta a esta minha "velha" questão... Como escrever?... «Eu estava superà vontade», ou «Eu estava super-à vontade»? E ainda «Eu estava com um superà-vontade invejável», ou «Eu estava com um super-à-vontade invejável»?
Muito (adv.), muita (pron. indef.)
Outro dia, lendo um texto, vi duas frases: «Minha mãe tem os cabelos longos e é muito bonita»; já a outra frase era: «Desejo muita saúde e paz.»
A minha duvida é a seguinte: na primeira frase, o advérbio muito está diante de um adjetivo feminino, mas não há concordância («minha mãe é muito bonita»), e na segunda frase ele concorda com a palavra saúde (feminina). Porque isso ocorre?
Sobre o uso de paralelamente
Por favor me esclareçam se a expressão «paralelamente juntos» na frase «estamos construindo paralelamente juntos neste estádio» está correta.
Pois paralelo não significa «lado a lado»?
