No texto Bela Infanta, de Almeida Garrett, a palavra í o que significa?
Num teste feito pela minha professora de Português, tinha de analisar morfologicamente a frase "A publicidade... (não me lembro)... e cria muitos empregos." Ao chegar à palavra "muitos", pensei "Isto é um advérbio. Não, espera, os advérbios são invariáveis. Isto deve ser outra coisa." Não me lembrei logo do que seria. Na altura da entrega e correção, percebi: seria um determinante indefinido, mas a professora corrigiu como sendo advérbio, opção que pus logo de parte. Depois de lhe fazer esta observação, ela argumentou, dizendo que nem todos os advérbios têm de ser invariáveis. E explicou ainda que estas regras gerais podiam ser quebradas, dando outro exemplo: nem todas as palavras com o sufixo -íssimo são adjetivos, como no caso de muitíssimo. Já não lhe consegui dizer a que classe de palavras eu achava que podia pertencer essa palavra.
Já vi noutra pergunta semelhante que responderam dizendo que muito(s)/a(s), nesse caso (... muita saúde...), seria um pronome indefinido. (Até porque os advérbios costumam anteceder os adjetivos. Os nomes costumam ser precedidos por determinantes.) Sabia do indefinido, mas discordo do pronome, porque são os determinantes que antecedem um nome, não os pronomes. Gostaria que me esclarecessem esta questão, além de confirmarem se não é mesmo um advérbio.
Quanto ao muitíssimo, também estou curioso. Desconfio que seja um advérbio, porque a sua raiz também o é. Não posso deixar também de me lembrar de uma palavra muito usada pela minha professora de Geografia: coisíssima. Faz sentido existir. É o quê? Desconfio de um substantivo, mas também não sei.
Ainda a propósito da resposta Classificação da estrutura «como sendo», não poderá entender-se que «como sendo» tem um valor relativo (referindo-se ao «guião pedagógico»)? Fundamento esta interpretação com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: a entrada como encaminha-nos para a entrada advérbio («advérbio relativo»), onde, com efeito, aparecem os advérbios onde e como a introduzir orações relativas. Neste sentido, não podemos aceitar que, na expressão em questão [«A professora Luísa está a falar do guião pedagógico como sendo algo de que precisam agora»], «como» introduz uma oração relativa, equivalendo o «como sendo» a «que era»? Na verdade, tenho dificuldade em entender a «conjunção com valor de comparação hipotética ou subjetiva» nesta frase, uma vez que o guião era algo de que efetivamente iam necessitar naquele momento.
Na frase «Em Barcelona faz muito calor», porque se põe o advérbio muito antes do substantivo?
Poderiam ajudar-me na análise sintática da frase «Os alunos do 6.º ano estavam muito entusiasmados com Álvaro, o professor de Matemática»?
Qual a função sintática de «com Álvaro»?
Encontro no dicionário: benquerer, benfazer. Não encontro benviver. Como fica bem-viver? Posso escrever com hífen: «A arte de bem-viver»? Muito grata.
Gostaria de saber qual é a classificação gramatical da palavra ainda e se existe alguma regra para a sua colocação na frase em relação aos verbos (i. e., deve estar antes ou depois).
Por exemplo, a seguinte frase deve ser «Quando regressei, a empregada ainda estava a preparar o almoço», ou «... estava ainda a preparar o almoço»?
Na frase «Certo dia, chegou o autocarro vindo de Paris...», pode considerar-se a expressão «Certo dia» como locução adverbial de tempo?
Caso a resposta seja afirmativa, qual seria o advérbio equivalente?
Gostaria de saber se se diz «para irem lá» ou «para lá irem».
Como classificar as palavras abaixo e acima quanto ao processo de formação? Podemos considerar abaixo e acima como palavras simples? Derivadas não me parece! No entanto, temos as expressões «a cima», «por cima», «a baixo», «por baixo»... precedidas de preposição. Terá havido evolução das palavras?
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