Muito (adv.), muita (pron. indef.) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Muito (adv.), muita (pron. indef.)

Outro dia, lendo um texto, vi duas frases: «Minha mãe tem os cabelos longos e é muito bonita»; já a outra frase era: «Desejo muita saúde e paz.»

A minha duvida é a seguinte: na primeira frase, o advérbio muito está diante de um adjetivo feminino, mas não há concordância («minha mãe é muito bonita»), e na segunda frase ele concorda com a palavra saúde (feminina). Porque isso ocorre?

Amanda Plateaux Veterinária Reims, França 22K

No primeiro caso, muito é efetivamente um advérbio — e, como tal, invariável em género e número — de intensidade (Lindley Cintra, Celso Cunha, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 539), que funciona como determinante do adjetivo (neste caso, bonita) e que significa «surpreendentemente; excepcionalmente; extremamente; exageradamente» (Dicionário Houaiss), ex.: «muito rico; muito pobre; não parece, mas é pessoa muito forte».

Ainda segundo o Dicionário Houaiss, o advérbio muito, «antes do adjetivo, participa da construção do superlativo analítico (de intensidade), p. ex.: muito forte, que equivale ao superlativo absoluto fortíssimo» (neste caso, «muito bonita» = «bonitíssima»).

Já no segundo enunciado proposto, muito assume-se como um pronome indefinido variável (Lindley Cintra, Celso Cunha, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 356), que antecede o substantivo, expressando quantidade e/ou qualidade indefinidas (Dicionário Houaiss, Priberam), ex.: «muito medo; muita gordura; muita sorte; constatamos sem muita surpresa que ele não viria» (Dicionário Houaiss).

Pedro Mateus
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: advérbio
Campos Linguísticos: Superlativos; Concordância