Sobre a palavra seguinte
Morfologicamente, o que é a palavra seguinte? Um adjectivo, advérbio? Por exemplo: «Analisa os seguintes processos.»
«Redonda mentira» e «rotunda mentira»
Como se diz?
"Redunda mentira", ou "redonda mentira"?
Agrossilvipastoril
Tenho dúvidas na formação da palavra agrosilvopastoril. Seria correto grafar agrossilvipastoril, com dois esses e a letra i na sílaba -vi-?
A formação da palavra se dá por justaposição, ou parassíntese?
Peço que me esclareça.
Obrigado.
O significado de baril (português europeu)
Gostava de saber o significado de baril no dicionário. É uma palavra que se diz muito (e eu também a digo bastante), penso que sinónima de porreiro, mas que, ao contrário da segunda, não encontro dicionarizada...
Obrigado.
A diferença entre incomum e «em comum»
Quando empregar, em uma frase, incomum e «em comum»?
O significado de proeminente
Qual o significado de proeminente?
«As melhores possíveis»
Aplica-se a mesma regra de «O mais (...) possível» à seguinte frase — «tentar captar as melhores imagens possível de certas espécies», ou mantém-se o plural «melhores possíveis»?
Obrigada pelo esclarecimento.
O significado de alado e de aluir
As palavras alado e aluir têm que significado? Podem fazer-me um exemplo de duas frases que utilizem cada um destes dois termos?
O adjectivo supervisivo
Há alguns dias ouvi um perito em avaliação do desempenho docente falar em «actividade supervisiva» a propósito da supervisão pedagógica. Não encontro a palavra "supervisiva" nos dicionários. A expressão está correcta, ou deveria ter sido dito "actividade supervisora"?
A sinonímia de escorreito e liso em contexto literário
Escorreito, do lat. excorrectus.
Quando uso a palavra escorreito, não consigo deixar de associar-lhe, mais ou menos libertinamente, perdoem-me, a nuance que nela vejo de «corredio» (lat. currĕre) ou «escorrido» (lat. excurrĕre), no sentido de um universo «fluido», «fluente», «direito», «liso», «limpo», sem falhas ou obstruções que impeçam o corrimento (afastando-me assim dos seus sentidos originais de «perfeito», «correcto», «apurado», «ajuizado» ou «são»).
Sou tradutora de japonês-português literário, e há um adjectivo nesta língua oriental, nameraka, que me prende. Ele remonta ao "deslizar", ao "escorregadio", e significa «liso», «macio», «suave», «calmo», «fluente» ou «direito» não só no sentido físico, mas no sentido também, por exemplo, da linguagem ou do tom de expressão, diríamos nós, escorreito, correcto, de um falante. A verdade é que, cada vez que me confronto com esta palavra, sou tentada a traduzi-la por escorreito... Num caso em concreto, literário, deparo-me com o contexto da água do mar, quando uma onda avança e se espraia num abraço sobre a areia, nela deixando aquilo que sou levada a traduzir um «espelho escorreito», mas que provavelmente seria mais correcto dizer «espelho liso», por exemplo.
As palavras etimológica e foneticamente semelhantes poderão ter tendência a aproximar-se e mesmo a fundir-se em determinados contextos, nomeadamente literários ou poéticos, mas também no modo como as pessoas em geral acabam por avizinhá-las semanticamente no seu uso. Haverá neste caso, porém, alguma “legitimidade” linguística em aproximá-las?
Agradecidamente,
