1. O digital — sistema digital — usa valores discretos descontínuos para o processamento da informação (por oposição a analógico). Digital ascende ao termo latino digitus («dedo» — usado na contagem).
Digital refere então o sistema de registo de informação e os dispositivos que processam esse sistema: «fotografia digital», «máquina fotográfica digital», «som e imagem digital», «televisão digital», «assinatura (= imagem) digital». Digital figura também como designação própria de jornais ou sítios: Diário Digital ou Portugal Digital. De assinalar também o termo «sociedade digital» para referir, mais latamente, a comunidade que faz uso de produtos digitais.
2. Electrónico aplica-se quando há troca (carregamento/descarregamento) de ficheiros: «comércio electrónico», «livro electrónico», «correio electrónico».
3. Pode dizer «livro digital» e «correio digital», mas não são essas as formas vulgarizadas. As formas vulgarizadas são as que traduzem o e- dos anglicismos e-mail e e-book por electrónico.