DÚVIDAS

Tipos de se: integrante, condicional e pronominal
Muito bom ter este oásis em que sábios, em sua plêiade, respondem a questões de português. Parabéns! Hoje, para economizar e-mail, tenho três perguntinhas básicas: 1 – Em «Será muito bom se você passar na prova», o se é integrante, ou condicional? Por quê?2 – Em que casos o se não pode vir antes de infinitivo? Por quê? 3 – Em «Não é bom se dizer ao chefe a verdade», o se é integrante, ou apassivador? Por quê? Muito grato!
Análise de frases com o sujeito quem
A frase «Quem ama, educa», quanto à colocação da vírgula, está correta? Por qual motivo? «Quem ama» é sujeito? «Educa» é oração principal? Na frase «Foi ele quem fez o trabalho»: – «ele» é sujeito, ou predicativo? – «quem fez o trabalho» é oração subordinada adjetiva restritiva, ou oração subordinada substantiva? Invertendo: «Quem fez o trabalho foi ele», «Quem fez o trabalho» será or. sub. adj. rest. ou or. sub. subs. sujetiva?
A construção impessoal reflexa
No segmento «Diz-se que o João é bom aluno?», a oração subordinada substantiva completiva desempenha a função de sujeito, ou complemento direto? Penso que seja de sujeito, pois o verbo que a pede tem uma partícula apassivante (= «é dito») e, por isso, o complemento nunca poderá ser direto. No entanto, quer as soluções de exercícios quer os colegas a quem coloquei a questão dizem ser complemento direto.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa