Como podemos mostrar a evolução das seguintes palavras quando nos referimos ao próprio latim?
corona < coroa
freno < freio
avena < aveia
lana < lã
coelu < céu
Nos baralhos de cartas de jogar espanhóis/latinos há uma marca na moldura do desenho que indica o naipe, permitindo saber-se o naipe da carta não a vendo na totalidade, quando em leque. A esta marca em espanhol chama-se pinta (e pelo que pude saber pinta pode ter o mesmo significado em português) daí pergunto se a expressão «tirar (ver?) a pinta a alguém (ou algo?)» tem relação com a espanhola «le conocí por la pinta», ambas significando inferir a totalidade por um detalhe, pela aparência.
Já agora deixo aqui também a dúvida se «ser um pintas ou pintarolas» terá essa mesma origem.
Tromelgo, ou Tremelgo (Parque do Tromelgo – Marinha Grande)?
Alguém me sabe dizer quais as palavras do português caracterizáveis como divergentes (ou formadas a partir de divergentes) das seguintes palavras?
- Dor
- Cor
- Véu
Numa estação de TV por cabo tem passado nos últimos tempos uma promoção à nova temporada de determinada série em que o locutor informa que a personagem «alvoraçou» a prisão. Ora, nunca tinha ouvido o verbo alvoraçar , mas apenas alvoroçar, que provém de alvoroço.
Parece-me que está errado, mas o Portal da Língua Portuguesa indica a conjugação do verbo alvoraçar. Gostaria então que me informassem se esta forma verbal está correcta e afinal de que substantivo provém...
Poderia dizer o antônimo de malogrado?
Seria algo como bem-logrado?
A palavra pluriculturalidade existe?
Se sim, qual o seu significado?
Relativamente aos processos irregulares de formação de palavras, podemos considerar presidente e clube como empréstimos?
Grata pela atenção dispensada.
Qual a origem da expressão «Quinto dos Infernos»?
A explicação corrente – o quinto cobrado por Portugal ao Brasil Colônia – não faz sentido; pelo menos no uso que se dá atualmente: «vá para o Quinto dos Infernos...»
Apesar de encontrar no dicionário o termo intervenção e o termo intervencionado, não encontro uma forma verbal intervencionar, mas apenas o verbo intervir. Quando é correcto usar o termo intervencionar?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações