A palavra cuidado é uma palavra simples, ou complexa?
A palavra cuidar é uma palavra simples, ou complexa?
Haverá explicação para o facto de conceção se escrever com c, e consenso, com s antes do e?
Como ontem consultei toda a grande lista de respostas com esta palavra-chave e não encontrei a palavra que satisfizesse o meu pedido, volto hoje a repetir a mesma pergunta. A pergunta é a seguinte: A palavra pastor é, ou não, da família da palavra pasto?
Qual o significado – através da etimologia – das duas palavras referidas?
Gostaria de saber se a palavra consagrar tem origem em ou significa «com sangue».
Gostaria de saber se a palavra descente poderá ter tido o sentido de inconveniente ou contrariedade em português antigo.
Queria saber se me podem dizer qual a origem do meu sobrenome Galheto. Por muito que eu procure, não a encontro. Se serve de alguma ajuda, o nome vem do pai do meu avô materno, que vivia no Alentejo, perto de Beja, numa pequena terra chamada Baleizão.
É correto, ou não, usar-se a grafia cincoenta para o numeral 50, ou só cinquenta? Porquê?
A freguesia de S. Salvador de Ílhavo tem, entre outros, dois lugares chamados de Alqueidão e Espinheiro. Qual a possível origem desses nomes?
Qual a origem das palavras rudimentos, deixar e curar?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações