Lendo a célebre obra de Aquilino Ribeiro Quando os Lobos Uivam (Bertrand, 3.ª edição), deparei-me com alguns termos e expressões que gostaria de esclarecer, visto que não o consegui através de dicionários.
Venho por isso pedir ajuda ao Ciberdúvidas, a qual desde já muito agradeço.
Qual o significado de:
«fazer o bem de alma» (pág. 23); «deitar vozes a gaiteiro» (pág. 56); «homem-lige» (pág. 57); «à fia resga» (pág. 103); «ronho do matagal» (pág. 249)?
Gostava também de saber se existe algum glossário dos termos e expressões de carácter regional, empregados pelo grande escritor nas suas admiráveis obras.
Qual a origem da palavra Gaibéus, do romance do mesmo nome de Alves Redol?
Sou um estudante italiano de língua portuguesa que mora em Turim. Estou a traduzir para o italiano um conto de Mia Couto, escritor moçambicano. Encontrei na sua escrita uma série de palavras que eu acho que são criadas pelo autor, mas ouvi que estas palavras existem no "português de Moçambique":
"barafundido", "esvoar", "desarpoar", "estonteação", "estrelinhar", "cabistonto", "pilha-patos", "voações", "eclatar", "desacudidas"
Dado que cá em Turim não é possível encontrar um dicionário das línguas africanas, pediria para vocês uma confirmação da existência ou um conselho do livro que deveria consultar.
Muito obrigado.
Quais os silogismos, analogias e simetrias encontradas no Sermão de Santo António aos Peixes — capítulo I —, do Padre António Vieira?
Poder-se-á dizer que sinopse é um pequeno resumo, enquanto um resumo é um texto mais elaborado, onde são abordados os aspectos mais importantes e relevantes e com alguma profundidade? Será que na sinopse poder-se-á fazer uma crítica ou uma análise, enquanto no resumo isso não é possível?
Será que o nosso ponto de vista poderá ser focado numa sinopse e não num resumo?
Gostava de saber o que são tropos retóricos e o que os distingue de figuras retóricas.
Na frase «V. Ex.ª está cansado», qual é a figura de estilo usada?
Qual a relação entre assíndeto e parataxe?
O que é «reconhecer o valor estético da língua»?
«Aquele era o tempo
em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes
as palavras voavam
E eu via que o céu
me nascia dos dedos
E a Ursa Maior
eram ferros acesos
Marinheiros perdidos
em portos distantes
Em bares escondidos
em sonhos gigantes
E a cidade vazia
da cor do asfalto
E alguém me pedia
que cantasse mais alto
[...]
Aquele era o tempo
em que as sombras se abriam
Em que homens negavam
o que outros erguiam
Eu bebia da vida
em goles pequenos
Tropeçava no riso
abraçava venenos
De costas voltadas
não se vê o futuro
Nem o rumo da bala
nem a falha no muro
E alguém me gritava
com voz de profeta
Que o caminho se faz
entre o alvo e a seta
[...]»
Quais os tipos de figuras de estilo presentes nestas estrofes?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações