A relação entre assíndeto e parataxe - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A relação entre assíndeto e parataxe

Qual a relação entre assíndeto e parataxe?

Luísa Queiroz Estudante Coimbra, Portugal 5K

Assíndeto é um termo da área da gramática, e trata-se de «ausência de conjunção coordenativa entre palavras, termos da oração ou orações de um período; justaposição, parataxe». Vem do «gr[ego] asúndetos,os,on, "não unido, sem conjunção", pelo lat[im] asyndĕton,ī».

Por sua vez, parataxe, também da área da gramática (e da linguística), «num enunciado, seqüência de frases justapostas, sem conjunção coordenativa». A palavra vem de «par(a)- + -taxe; c[om]p[are] (com) gr[ego] parátaksis,eōs, "ação de arrumar um exército na linha de batalha; a linha de batalha; combate; p[or] ana[logia] disposições preparatórias"».

Em conclusão, assíndeto e parataxe são palavras sinónimas.

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Carlos Marinheiro
Áreas Linguísticas: Estudos Literários; Sintaxe