DÚVIDAS

Ordem direta e ordem inversa
Qual a diferença da ordem indireta e ordem inversa na estrutura das frases? São a mesma coisa? Notei que são termos utilizados para se referir a mesma coisa em vários vídeos didáticos e artigos, no entanto em alguns sites parece haver sim uma diferença entre inversa e indireta, se há qual seria? Estou fazendo um simulado e a seguinte pergunta surgiu: Em «Grisalhos eram os seus cabelos», a oração está em ordem (A) direta. (B) indireta. (C) inversa. (D) interrompida. Por isso a dúvida. Obrigado.
Construção consecutiva: «tanto assim que...»
Na frase, do mesmo texto de Saramago, «Os amigos diziam-lhe que tinha um grande futuro na sua frente, mas ele não deve ter acreditado, tanto assim que decidiu morrer injustamente na flor da idade.», a oração «que decidiu morrer injustamente na flor da idade», para mim, é uma coordenada explicativa (por isso decidiu morrer), mas o facto de começar por «tanto assim», (de tal maneira que) pode ser considerada uma adverbial consecutiva? Neste último caso, qual será a subordinante? Muito obrigada por me tirarem as minhas dúvidas.  
«Comparecer à reunião» e «apresentar-se num local»
Em «comparecer à reunião», «à reunião» é um adjunto adverbial ou complemento indireto? Vi algumas respostas sobre a regência do verbo; porém continuei com a dúvida. O dicionário da Academia Brasileira de Letras define o verbo assim (com a minha frase como exemplo): «Apresentar-se em um local determinado.» «Local determinado» não pode ser considerado um adjunto adverbial? Podem me ajudar? Agradeço aos Senhores pela enorme atenção que sempre tiveram com quem busca conhecimento.
Oração completiva: «dos dias sabemos nós que são iguais»
Nesta frase, excerto de um texto de Saramago, «Naturalmente, a sua vida era feita de dias, e dos dias sabemos nós que são iguais», a oração «que são iguais» é substantiva completiva, mas, tratando-se de Saramago, eu dei voltas à oração e parece-me que poderia ser adjetiva relativa restritiva, sendo «que» um pronome relativo cujo antecedente é «dias»: «Nós sabemos dos dias que são iguais.» («que são iguais» pode ser substituído pelo adjetivo iguais – «Nós sabemos dos dias iguais»). Não sei se faz sentido a minha dúvida. Isto deixou-me baralhada porque eu vejo «dias» como o antecedente. Obrigada.
«Levar (alguém) a» + orações de infinitivo
No seguinte parágrafo: «No início, alguns professores apresentaram um pouco de resistência com o recurso digital, por ser algo novo, tiveram receio de que pudesse dificultar o trabalho, entretanto, em pouco tempo os benefícios promovidos pelo recurso se sobressaíram, o que levou os professores a abraçar o projeto.» O verbo abraçar está corretamente conjugado? Não deveria ser abraçarem? Gostaria de entender a regra gramatical nesse caso, pois é algo que sempre me deixa em dúvida! Obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa