O regionalismo morabeza (Cabo Verde)
Conheci a palavra morabeza em Cabo Verde. Gostaria de saber a origem desta palavra e em que países lusófonos é utilizada.
Já fiz algumas pesquisas, mas nada encontrei.
Agradeço antecipadamente.
Radiador e irradiador
Gostaria de colocar a seguinte dúvida que vejo em muitos catálogos de venda ao público.
Tenho a dúvida se é mais frequente utilizar a palavra radiador ou irradiador ou se alguma é mais correcta do que a outra.
Obrigado.
Ainda «A ou B, complementando com C»
Agradeço esta resposta, porém, se me permitem, gostaria de discordar da resposta dada. Na formulação original está faltando o verbo possuir ou ter. Se o acrescentarmos, fica assim:
«Possuir curso de graduação em qualquer área de formação ou possuir curso de oficial aviador, complementando com uma das opções 1, 2 ou 3.» Já se nota que não é tão óbvio que «complementando» se aplique simultaneamente a A e B.
Segundo o Celso Cunha, Nova Gramática, 3.ª ed., pág. 480: «Colocado depois da oração principal, o gerúndio indica uma ação posterior e equivale, na maioria das vezes, a uma oração coordenada iniciada pela conjunção e.»
Aplicando-se a regra, a oração ficaria assim: «Possuir curso de graduação em qualquer área de formação ou possuir curso de oficial aviador e possuir um dos complementos dados nas opções 1, 2 ou 3.» No mínimo, o que se pode dizer é que a oração tem sentido dúbio, se não quisermos afirmar que os complementos 1, 2 ou 3 se referem tão-somente a «possuir curso de oficial aviador». Esta última interpretação, em função conjunção e, atrativa, parece mais plausível.
Além do mais, a redação original tinha a estrutura «A ou B e as opções 1, 2 ou 3». Esta também era uma construção dúbia, no mínimo, se não quisermos admitir que as opções 1, 2 ou 3 só se aplicariam a B, também graças à atratividade da conjunção e.
Gostaria que tecessem comentário sobre as duas construções. Realmente, o gerúndio deveria ser demitido, como fez o governador do DF. Concordam?
Os significados da palavra andarilho
Quais os possíveis significados da palavra andarilho?
«Apanhar bonés»
Gostaria de saber qual a origem da expressão «estar a apanhar bonés», ou «ir apanhar bonés».
Mais uma vez, obrigado.
O significado de alguns provérbios sobre o amor
Gostaria de saber o significado destes provérbios:
«O amor nasce de quase nada e morre de quase tudo.»
«Amar em segredo é ter asas e não poder voar.»
«O amor é a um só tempo a mais doce das alegrias e a mais amarga das tristezas.»
Obrigado.
A expressão «desde há 8 anos»
A minha dúvida prende-se com a expressão «desde há 8 anos». Fará sentido usar-se desde seguido de há?
Na resposta 6820, explicam aquela expressão como algo semelhante a «decorreram». Não seria essa a resposta para «há 8 anos» (sem o desde)?
Resumindo, usando-se desde, fico sempre com a dúvida se posso usar há.
Obrigado.
A palavra chachada
A palavra "chachada" existe? Há cerca de 6860 ocorrências no portal Google, da Internet (cito, como exemplo num site, a frase: «O novo Código do Trabalho é "uma chachada" que "não vai resolver coisa nenhuma», considerou o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, esta quinta-feira»), mas não a encontro dicionarizada, e a minha avó materna teima em dizê-la vezes sem conta quando se refere a algo que considera "desimportante", uma fantochada, palhaçada, treta, etc.
Obrigado!
Síndica
O cargo de síndico, em um condomínio, quando ocupado por uma pessoa do sexo feminino, passa a ter a denominação de "síndica"?
O «se» de «Meu nome inicia-se com P»
Na oração «Meu nome inicia-se com P», já analisada no Ciberdúvidas, não é válido dizer que o se é partícula apassivadora? A oração dada não equivale a «Meu nome é inciado com P»? O verbo iniciar-se, com o sentido empregado («ter início»), não é conjugado somente na terceira pessoa (singular ou plural)?
