A juíza + a aprendiza
Continuo a ver escrito e ouvir na televisão o emprego de «“a” senhora juiz,» como se juiz fosse um substantivo comum de dois. Ora, não foi isso que aprendi, do mesmo modo que aprendiza é o feminino de aprendiz (e não «“a” aprendiz»).
O significado e a origem de barda
Desejo saber o significado e a origem da palavra barda.
«O campeão em título»
Nas competições desportivas, é vulgar ouvir-se «o campeão em título», para designar o campeão actual.
Esta expressão é de aceitar, como «comandante em chefe», ou é uma expressão incorrecta, como o «acabar em bem», em vez de «acabar bem»?
Fanzine
Gostaria de saber se fanzine é uma palavra do género masculino ou feminino, e porquê. Obrigado pela vossa atenção, continuem com o trabalho muito útil que têm feito.
A função sintáctica da expressão «atrás de um ladrão»
Na frase «Tempos antes correra valentemente atrás de um ladrão», qual a função sintáctica da expressão «atrás de um ladrão»?
Serpenteamento
Num trabalho que ando a realizar, necessito de traduzir o verbo to snake para português. A minha escolha, não sei se acertada, recaiu sobre o verbo serpentear. Necessito agora de um substantivo para o movimento de serpentear. Poderá ser "serpenteação"? Ou terei de usar o infinitivo do verbo?
Grato, desde já, pela atenção dispensada.
«Formação escolar» e «formação académica»
Qual a diferença entre «formação escolar» e «formação académica»?
O género de ADSL
Se atribuirmos um género a ADSL, por qual devemos optar? Masculino ou feminino?
Completiva de nome vs. oração relativa
Gostaria de saber como posso classificar as seguintes orações pós-nominais (se são complementos do núcleo nominal ou adjuntos e porquê):
a) «A sugestão [de nós irmos ao cinema] foi dela.»
b) «A sugestão [que ela apresentou] é muito interessante.»
Será que são as duas orações adjuntos? Esta dúvida surgiu porque, omitindo as orações, concluiríamos que seriam as duas adjuntos, mas não me parece correcto.
Obrigada.
O aumentativo e o diminutivo da palavra via
Por favor, gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo da palavra via.
Agradeço a atenção.