Li a frase «Meu irmão foi passear hoje à tarde e ainda não voltou».
A frase me deu muita dor de cabeça. Os tempos verbais usados dessa forma estão corretos? «Foi passear» me parece ser um derivado de alguma conjugação perifrástica (ir + infinitivo, tudo junto no pretérito perfeito?).
Mas ao meu entender («fui/foi passear») se refere a um passado mais "perfeito", mais "passado"; no exemplo aqui, como foi só à tarde que o irmão saiu para um passeio, tenho receios de usar a forma «foi passear». Ou meus receios estão infundados?
Qual é a preposição correcta: «sobrestar no julgamento» ou «sobrestar o julgamento»?
Qual o significado da palavra fungível?
Grato.
Qual é o aumentativo de médico?
Escreve-se predatório. Mas pronuncia-se "prédatório" ou "predatório"? Predador é sem acento, mas sobre o predatório tenho dúvidas.
Outra semelhante: «a bordo» ou «a bórdo», de «estar embarcado». Diz-se sempre da mesma forma?
Obrigado.
Preciso de vários diminutivos das palavras espada, farol, ilha, estátua e rio. Obrigada!
Li uma expressão não usual e tenho a curiosidade de saber o que é: "visa a vis"
Qual é a correta pronúncia em Português (Brasil) do nome da capital da Suécia? "Estocôlmo", ou "Estocólmo"? Com o segundo o aberto, ou fechado?
Muito obrigado.
Nos comboios Alfa, a CP [Caminhos-de-Ferro Portugueses], pela voz dos seus funcionários, anuncia que «A CP deseja-lhes uma boa viagem...».
«Deseja-lhes», ou «deseja-vos»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações