Agradecia que me traduzissem a expressão inglesa low-profile e me indicassem em que situações pode ser utilizada.
Qual o significado correcto de apelativo? O que «chama com muita insistência»? Parece-me que não.
Na sua opinião, alguns problemas de comunicação interna podem estar relacionados com a falta de adequação do nível de linguagem às situações ou aos interlocutores? Você teria algum exemplo profissional ou particular para citar?
Grata.
Qual é a expressão mais correcta: atarrachar, ou atarraxar?
Gostaria de saber qual o aumentativo de orelha (orelhão, ou orelhona?) e porquê da resposta, e o diminutivo (orelhina ou orelhazinha) e tambem o porquê.
Obrigado desde já pela atenção.
Agradecia a vossa ajuda na seguinte questão. A palavra macrologia apenas tem a acepção que encontramos no site da Priberam — «do Gr. makrología, prolixidade, s. f., prolixidade, difusão de palavras ou de estilo» —, ou também pode ser usada para significar o conhecimento de tudo quanto pertence a um âmbito macroscópico de entendimento?
Obrigado.
Na frase «Resolveu ser diferente, porque queria aprender coisas novas», o porque introduz uma coordenada explicativa, ou uma subordinada causal?
Os meus agradecimentos.
Quando se diz «Vou buscar um saquinho maior», qual a figura de estilo que se está a usar? Contradição? Saquinho é pequeno. Como pode haver um saquinho maior?
O título de Doutor Honoris Causa flexiona para o feminino? Ou seja, uma professora recebe um título de Doutor, ou Doutora Honoris Causa?
A comunicação social, ao informar o público sobre as horas, é pródiga no uso da — por exemplo — seguinte forma: «Às vinte para as quatro...» Eu pergunto: Às vinte, o quê? Minutos? Que se saiba, minutos é do género masculino! Porque não «Às quatro horas menos vinte»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações