Engomadoria
Gostaria de saber como se denomina o serviço de passar a ferro. Vejo escrito por todo o lado "engomadoria", mas fui à procura no dicionário e não encontrei; encontro apenas engomaria.
A oração coordenada e vírgula, ponto-e-vírgula ou conjunção coordenada
Gostaria de saber se toda a oração coordenada vai se ligar a outra por meio de vírgula, ponto-e-vírgula ou conjunção coordenada e se existe alguma exceção a este caso.
Complemento circunstancial de tempo numa frase
«Ao toque da campainha, desapareceram todos.» Sintacticamente, o constituinte «ao toque da campainha» designa-se por:a) complemento circunstancial de meio;b) complemento directo;c) complemento circunstancial de tempo;d) complemento circunstancial de modo.
O superlativo absoluto sintético de soberbo, de acre e de íntegro
Qual é o superlativo absoluto sintético de soberbo, acre e íntegro?
Antecedente do pronome relativo: definição
Gostaria de saber o que significa ser «antecedente de um pronome».
Por exemplo, na frase «A Inquisição era, portanto, um organismo com poderes extraordinariamente vastos, que atingiam todos os sectores da sociedade», qual é o antecedente do pronome que?
Obrigado.
Análise sintáctica de «Não sei se poderei sair hoje à tarde»
Como se faz a análise sintática da frase «Não sei se poderei sair hoje à tarde»?
Valor comparativo do relativo qual
Veja-se o seguinte passo: «Eles não deixaram seus corpos como pagãos, mas sim quais cristãos de fé vigorosa, um acreditando em Cristo antes de sua vinda, o segundo, depois dela.»
Considerando que o pronome quais está ali com o valor da conjunção como, não deveria estar no singular («qual cristãos»)?
A posição de Epifânio Dias sobre o caso é considerada canônica atualmente?
Obrigado.
Valores causal e explicativo de porque
Apesar de já ter lido explicações sobre como diferenciar de uma vez por todas o porque causal do porque explicativo, gostaria de saber se isto que me foi ensinado é fato ou lenda: se vier vírgula antes do porque, este será explicativo; o porque causal não virá antecedido de vírgula.
Agradecido e à espera.
«Com que idade...?» vs. «A que idade...?»
Há alguma razão para preferir uma das formas abaixo em detrimento da outra? Usei a primeira num texto que escrevi recentemente, mas... levantou-se a dúvida!
1. «A que idade começaste a estudar Música?»
2. «Com que idade começaste a estudar Música?»
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Variação linguística e desvio de linguagem
Quando posso considerar uma variação linguística como um desvio de linguagem?