Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Luana Oliveira Professora Miracema, Brasil 43K

Qual o aumentativo da palavra rato?

Alzira Garcia Professora Funchal, Portugal 3K

Gostaria de saber, se possível, porque se insiste em dizer «Equipa ou Selecção da Sérvia» e «Equipa ou Selecção Sérvia», ao invés de «Equipa ou Selecção Serva», pois pensando noutros exemplos de países, em todos eles se verifica alteração. Por exemplo, Portuguesa, Croata, Espanhola...

Agradeço antecipadamente o vosso esclarecimento.

Votos de continuação do bom trabalho desenvolvido!

Luís Rebelo Professor Funchal, Portugal 8K

Tenho dúvidas quanto à posição (pré e/ou pós-verbal) do clítico em construções precedidas da preposição de. A pronominalização obedece à regra das demais construções preposicionais e adverbiais, tais como «... até lhe disse...», «... após te conhecer...», mas com de, qual é a regra? Tenho tendência em optar por expressões do tipo:

a) Tenho de lhe dizer... (*Tenho de dizer-te...);

b) Necessito de te falar... *(Necessito de falar-te...).

Obrigado pelo vosso extraordinário trabalho e pela nova "cara" que o sítio ganhou.

Al Novais Jornalista Nova Iorque, EUA 16K

A palavra empiricismo está correcta?

Antecipadamente grato.

Ana Matos Tradutora Lisboa, Portugal 7K

Se possível, gostaria que me ajudassem a esclarecer a seguinte questão:

Uma vez que se diz tio-avô, como se denomina a geração mais nova? "Sobrinho-neto", ou "sobrinho neto"?

Grata pela atenção.

Carlos Santos Estudante de Jornalismo Lisboa, Portugal 7K

É o verbo comprometer um composto do verbo ter? Se sim, qual o motivo de se dizer «Eu tive» e «eu comprometi», bem como «ele teve» e «ele comprometeu»? Será que é um erro e dever-se-ia dizer "comprometive" e "comprometeve"?

Carlos Sousa Estudante Porto, Portugal 4K

No que respeita ao concelho de Paredes, quando nos referimos à freguesia Gandra, diz-se:

— Freguesia/Vila «de Gandra» ou «da Gandra»?

— Eu estou «em Gandra», ou «na Gandra»?

Existem muitas outras regiões/bairros em Portugal com este nome, a mesma regra se aplica?

Pedro Santos {#Arquitecto|Arquiteto} Lisboa, Portugal 5K
Analisando as seguintes frases:

a) «Gosto muito mas muito de Paris à noite!»
b) «Queres um jogo divertido mas mesmo divertido?»
c) «Maduro, maduro, não digo que seja.» («Maduro, maduro» como verdadeiramente maduro.)
As frases estão bem pontuadas, quanto à colocação, ou não, de vírgulas?
Eunice Guerreiro Assistente Lisboa, Portugal 11K

Gostaria, por favor, de saber se se diz convertível, ou conversível, ou ainda se ambas as palavras estão correctas.

Obrigada.

Ricardo Neto Médico Porto, Portugal 4K

Como deve escrever-se: "imunossupressão", ou "imuno-supressão"?