Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Luís Xavier Contabilista Amora, Portugal 6K

Torço o nariz à afirmação de que determinado vocábulo está abonado na obra "x" do escritor "y". O escritor não será (não é necessariamente) quem melhor domina a língua. Ele pode mesmo ter cometido um erro (ninguém é a ele imune!). E então? Querem comentar?

Maria Alves Estudante Guimarães, Portugal 4K

Hoje, aconteceu-me uma coisa estranha.

Fui ao dentista e ele disse-me que quando era novo era "suflitico". Não percebi o que queria dizer e quando cheguei a casa procurei no dicionário o seu significado. Mas não o encontrei. Perguntei aos meus pais e eles também conhecem a palavra e disseram ter o significado de «aflito». Ainda gozaram comigo, pois disseram que quando eram novos toda a gente sabia esse significado, e eu ando a estudar e não o descubro. Mas no dicionário não existe. Na Net não encontro nada. Será que essa palavra existe, ou será só utilizada pelo povo?

Agradeço a vossa compreensão.

Pedro Monforte Lisboa, Portugal 5K

A propósito duma questão colocada respeitante à utilização da palavra estacionário para designar papel de carta e afins, pergunto se não será uma alternativa válida a utilização da expressão «economato gráfico».

Fernando Andrade Estudante Sintra, Portugal 11K

Maior é o grau comparativo de igualdade do adjectivo no grau normal grande. Qual é a classificação morfológica de maiorzinho?

Manuel Anastácio Professor Guimarães, Portugal 15K

Um amigo brasileiro disse-me que não entendia a utilização do futuro do verbo ter para indicar uma suposição. Por exemplo, neste excerto: «(...) foi no quarto onde terá acontecido o acidente que (...)», o verbo ter aparece aqui como verbo auxiliar, com esse sentido. Gostaria de saber mais em pormenor que caso gramatical é este, e se é, de facto, uma diferença entre a norma linguística portuguesa e a norma brasileira.

Ricardo Alexandre Militar Rio Branco, Brasil 70K

Escrever «o fato aconteceu à data de 25 de abril» está correto?

Francisco Frederico Jornalista Coimbra, Portugal 5K
Tenho lido na imprensa desportiva e também ouvido nas rádios e nas televisões frases como «o jogador tal contraiu uma lesão» e, em casos mais específicos, «fulano contraiu uma entorse» ou «contraiu um traumatismo», por exemplo. É correcto escrever-se ou falar-se desta forma? Eu sempre pensei que se contraíam doenças, viroses, virus, etc. E, por conseguinte, que se sofrem lesões...

Muito obrigado.

Marília Sousa Assistente social Angra do Heroísmo, Portugal 3K

Gostaria de saber se a palavra licenciatura significa «licença para continuar a estudar».

Raquel Morais Estudante Lisboa, Portugal 7K

Devemos dizer «cúmplice com uma escalada», ou «cúmplice de uma escalada»?

Obrigada.

Adelina Correia Estudante do ensino superior Porto, Portugal 64K

Gostaria de saber se devo escrever "orientada", ou "orientanda".

Não sei qual é o termo mais correcto para designar a pessoa que é orientada por outra pessoa, um orientador.

Aguardo e agradeço o vosso esclarecimento.