O plural de leu (moeda romena)
Como é correcto fazer, em português, o plural de leu, a moeda romena? Lei, que é o plural de leu em romeno (ex.: «500 lei»), ou "leus" (ex.: «500 leus»)?
Trocamos euros por lei ou por "leus"?
Obrigada.
O feminino de guarda-nocturno
Qual o feminino de guarda-nocturno?
Obrigada.
A definição das palavras dicionário e glossário
Solicito esclarecimento acerca da definição correcta das palavras dicionário e glossário. Não as considero sinónimos, mas, se tenho razão, preciso de estabelecer a diferença entre estes dois termos que tratam da explicação das palavras.
Antecipadamente grata.
O significado de verborrágico
Vi o termo verborrágica num artigo de jornal. Como não sei o seu significado, procurei-o no dicionário.
Acontece que não encontrei o referido vocábulo.
Qual o seu significado?
Porque não o encontrei no dicionário?
«E ele a dar-lhe!»
Gostaria de saber se é correcto dizer «e ele a lhe dar...».
Obrigado.
Massajador e massageador
Antes de mais, parabéns pelo vosso contributo à língua portuguesa.
No decorrer do meu trabalho (publicidade) deparei-me com uma dúvida, quando tive a necessidade de atribuir um nome a um objecto para massajar. Em alguns sites, nomeadamente de brindes, referem-se a este utensílio como "massageador" (brasileiros) e "massajador" (portugueses). Alguma destas denominações está correcta? É que o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, que normalmente utilizo, não refere nenhuma destas palavras. Nem outra qualquer.
Desde já, obrigado pela atenção.
Ainda a palavra "design"
Na língua espanhola, por exemplo, existe a distinção entre os termos diseño (que se refere ao design ou projecto) e dibujo (que se refere ao desenho). Também em português existiram essas nuances de significado, com os termos debuxo e desenho. Como já li neste site, o primeiro significaria «esboço» ou «desenho», e o último tinha o sentido de «projecto».
Actualmente está incorporada a palavra design, que comporta o sentido de «desenho de projecto», «desígnio». A minha dúvida é: tenho alguma hipótese de não utilizar este estrangeirismo num relatório de 2008?
A sintaxe de avisar
Porque se diz «avisando-os» e não «avisando-lhes» na seguinte frase?
«Envia-se um mail ao gestor e ao devedor, avisando-os dessa suspensão.»
Obrigado.
A classe da palavra certa
Qual é a classe do certa nessas duas frases?
«Disse certa vez Bernard.»
«Era a ocasião certa para dizer isso.»
Obrigada.
A pronúncia de A-dos-Cunhados e A-dos-Francos
Gostaria de saber qual a forma correcta de dizer o nome de determinadas localidades que começam por A, como "A-dos-Cunhados" ou "A-dos-Francos". Devemos ou não acentuar o A?