Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Pedro Coutinho Tradutor Lisboa, Portugal 3K

Poderiam ajudar-me a encontrar o plural do termo "nemesis"? Será "nemeseis"? Grato.

Alexandra Soares Assistente administrativa Odivelas, Portugal 40K

Uma professora informou-me de que intemporal significa «fora do seu tempo», enquanto atemporal significa «que não está sujeito ao passar do tempo». Os dicionários onde pesquisei deixaram-me ainda mais baralhada. Podem-me dizer ao certo qual o significado destas duas palavras?

Obrigada.

Luís Santos Médico Lisboa, Portugal 4K

Numa tradução de José Rodrigues Miguéis surge várias vezes a palavra "belindre". Será correcta esta designação de berlinde?

Grato pela vossa resposta.

Elias Mabui Estudante Maputo, Mocambique 12K

Tenho ouvido sempre que vão a enterrar os restos mortais do fulano de tal. Gostaria de saber se um morto tem restos. O que é que resta deste morto?

Afinal ele já morreu. Qual é a origem desta expressão e o que significa concretamente?

Muito obrigado.

Wellington Mendes Mariano Carteiro Rio de Janeiro, Brasil 5K

Gostaria de saber a definição da palavra "absceteismo", não sei se a ortografia está correta, pois não tive oportunidade de contato escrito com a palavra, mas a mesma é usada para descrever o funcionário na empresa que se ausenta de suas funções por motivo de doença ou falta.

Aguardo resposta.

João S. Gil Reformado Barquinha, Portugal 6K

Já têm no vosso (muito útil) site uma referência a comendador, mas a minha questão é algo diferente. Fala-se hoje muito no «comendador Joe Berardo». Nos tempos que correm, qual é a função de um "comendador"? Não será apenas um título "pedante" sem qualquer significado?

Se de facto foi tornado "comendador", por que razão assim o foi?

Beatriz Caetano Professora 2.º ciclo Viseu, Portugal 3K

Qual é o grau superlativo absoluto sintético de brincalhona?

Daniel Sousa Estudante Porto, Portugal 5K
Gostaria de saber se o uso da palavra ambigrama é correcto e, em caso afirmativo, se existem sinónimos. Por ambigrama refiro-me a uma representação gráfica de uma ou mais palavras, que podem ser lidas por rotação ou inversão da dita representação. Este tipo de representações é amplamente referenciado no livro Anjos e Demónios, de Dan Brown, e a palavra ambigrama é usada para identificá-lo. Porém, não encontro o seu significado em nenhum dos dicionários on-line que consultei (www.infopedia.pt e www.priberam.pt).

Manuel Ventura da Costa Jornalista Tondela, Portugal 8K

Gostaria de saber como se deve escrever: "mini-bus", plural "minis-bus"?

Obrigado.

Joaquim Ramos Professor Coimbra, Portugal 15K

Relativamente à frase:

«Dá-se a morte simbólica de Ana, quem (1) vai morrendo devagar depois da morte da sua irmã e quem (2), às vezes, parece morrer na companhia de seu marido.»

O uso do pronome quem, em (1) e (2), está correcto? Não deveria ser usado que? Caso esteja correcto, como se justifica tal facto?

Obrigado pela disponibilidade.