Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Isabel K. Funcionária pública Macau, China 91K

O local onde se cria aves chama-se aviário. Já agora, como se designa o local onde se cria porcos?

Obrigada.

António Andrino Reformado Agualva-Cacém, Portugal 5K

Gostaria de ser informado sobre se a máquina de fazer sumos se designa por "liquidificadora" ou "liquefactora", uma vez que os frutos, depois de introduzidos na respectiva máquina, ficam liquefeitos e não liquidificados.

Obrigado.

Sílvia Pouseiro Professora Lisboa, Portugal 3K

A expressão «selecção nacional» usa-se com minúsculas, ou maiúsculas?

Filipe Semedo Estudante Coimbra, Portugal 4K

Segundo o Acordo Ortográfico é A dos Cunhados, A dos Francos, A do etc. e não *A-dos-Cunhados, *A-dos-Francos, *A-do-etc.

Não continuará a ser?

Anabela Ferreira Funcionária Joanesburgo, África do Sul 10K

Muito agradecia que me explicassem a diferença entre um reboque e um atrelado.

Anderson Diniz Professor Franco da Rocha, Brasil 12K

Os substantivos carrasco e nauta são comuns de dois gêneros, ou sobrecomuns?

Mateus Hidalgo Estudante Cuiabá, Brasil 6K

Primeiramente, parabéns pelo serviço de dúvidas. Sempre escrevi e falei fazendo uso da preposição de ao me referir a igrejas: Igreja de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora de Fátima, etc. Entretanto, ao menos no Brasil, é muito comum a preposição não ser usada (Igreja São Francisco de Assis ou Igreja Nossa Senhora do Carmo, por exemplo). Quais dos casos é correto? Ou ambos são? Obrigado.

C. Rego Consultora Tourigo, Portugal 4K

Gostaria de confirmar qual a forma correcta de nos referirmos à freguesia de Tourigo, concelho de Tondela: «freguesia do Tourigo», ou «freguesia de Tourigo»?

Esta questão prende-se com o facto de existirem diversas referências a Tourigo (ou ao Tourigo), por semelhança ao que acontece, por exemplo, com o Porto. Neste caso, subentende-se o determinante o, mas será esse o caso de Tourigo (ou do Tourigo)?

Referências:
«em Tourigo»/«no Tourigo»
«de Tourigo»/«do Tourigo»
«para Tourigo»/«para o Tourigo»

Por curiosidade, a lei que determinou a criação desta freguesia refere-se a freguesia "de" Tourigo, mas nesta localidade existe o Centro Cultural e Desportivo "do" Tourigo.

Obrigada.

Chuva Vasco Doutorando Figueira da Foz, Portugal 3K

Deveremos utilizar a palavra "van goghniana", "vangoghniana", ou ainda "van goghiana", para fazer referência a uma atitude semelhante à técnica de Van Gogh?

Obrigado pela resposta.

Adriana Coelho Médica Rio de Janeiro, Brasil 10K

Tenho usado bastante este site para dirimir minhas dúvidas. Gostaria de uma ajuda quanto à regência do verbo facilitar no seguinte contexto: «O programa facilita os contribuintes no cumprimento de suas obrigações», ou «O programa facilita aos contribuintes o cumprimento de suas obrigações», ou ainda «O programa facilita o cumprimento de obrigações pelo contribuinte»?

Estão todas corretas? Existe alguma outra aplicação para este verbo além desta (mais usual)?

Obrigada!

Abraços cariocas!