Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Bruno Costa Estudante Braga, Portugal 371K

Gostaria que me esclarecessem uma dúvida relativa à classificação da palavra vêem quanto à acentuação.

Parece haver um hiato entre as duas vogais, o que faria deste plural paroxítono. No entanto, as gramáticas parecem agrupá-lo, assim como os seus compostos, na classe das oxítonas (fazendo a ressalva para a conservação do acento circunflexo do singular na forma do plural).

Obrigado.

Gustavo Rocha Engenheiro Lisboa, Portugal 11K

Gostaria de saber, por favor, qual dos termos — "glaçar" ou "glacear" — se utiliza para referir a operação pela qual se reveste um bolo ou outra receita de açúcar ou outro preparado para que aqueles fiquem brilhantes.

Obrigado.

António Ferreira Empregado de escritório Santiago de Compostela, Galiza 5K

Em português, todas as refeições têm o seu nome: pequeno-almoço, almoço, jantar, etc. Mas tenho uma dúvida. Quando um trabalhador na sua jornada de trabalho faz um intervalo para tomar, p. ex., uma sande e um café, isso denomina-se de alguma maneira?

Muito obrigado.

Bernardo Fialho Estudante Lisboa, Portugal 9K
Está correcto dizer/escrever «mas tu tardaste em chegar», ou deverá ser «mas tu tardaste a chegar»?

Grato pela atenção.

Abílio Nunes Reformado bancário Lisboa, Portugal 9K
A expressão alastrar-se, com o verbo alastrar na forma reflexa — cada vez mais empregada em todos os meios de comunicação — pareceu-me sempre menos correcta; no entanto, na resposta a esta pergunta colocada no Ciberdúvidas:

[Pergunta] Gostaria de saber se a frase seguinte está correcta: «As chamas, depressa, se alastraram.»

Nada é dito a respeito do seu emprego.

É mesmo correcto em vez do simplesmente alastrar, que já dá a ideia de alargar-se, invadir?

Fabiano Bezerra de Souza Técnico administrativo Londrina, Brasil 9K

Estive recentemente em Porto Seguro, e pude ver que, em muitos hotéis de lá, eles grafam "hostel"! De onde é a origem dessa palavra? Por que eles grafam dessa forma? Obrigado!

Antonio Xavier Balbé Revisor de textos Porto Alegre, Brasil 188K

Considero começar nova frase ou parágrafo por conjunção um defeito de estilo. A meu ver, a frase «Porém, nem tudo é...» não é legal. Aconselho sempre a inversão: «Nem tudo, porém, é...».Além de tudo, lembra certo samba de Paulinho da Viola: «Porém, ah, porém...»

Minha dúvida: Não será rigorismo excessivo de minha parte? Como devemos escrever não só certo como com elegância...

Carla Carvalho Jurista linguista Bruxelas, Bélgica 8K

Atendendo à flutuação terminológica que se verifica neste domínio, gostaria de saber se, em língua portuguesa, se deve dizer "rom", "roma" ou "romanichel" para designar o povo originário dos Balcãs. A dúvida surge, também, pelo facto de nalguns documentos se indicar que os chamados "romanichéis" serão um dos subgrupos do povo designado "rom".

Por outro lado, a ser correcto o uso do termo "rom" em português, como deverá formar-se o plural?

Rodolfo Morgado Técn. sist. informação Lisboa, Portugal 3K

Quando algo (por exemplo, uma máquina) tem a capacidade de se autobloquear, é correcto escrever «o dispositivo bloqueia-se até receber novas instruções» ou «o dispositivo bloqueia até receber novas instruções»?

É usual os brasileiros usarem a expressão «o dispositivo se bloqueia». Será correcto usar esta expressão?

Claudinei R. da Silva Assistente de engenharia Bragança Paulista, Brasil 6K

Por gentileza, você poderia me dizer se é correto dizer a seguinte expressão: «Condomínio fechado»?

Será que é incorreto dizer, não está em duplicidade?

Por se tratar de «em condomínio», já é fechado?

Grato.