Gostaria que me esclarecessem uma dúvida relativa à classificação da palavra vêem quanto à acentuação.
Parece haver um hiato entre as duas vogais, o que faria deste plural paroxítono. No entanto, as gramáticas parecem agrupá-lo, assim como os seus compostos, na classe das oxítonas (fazendo a ressalva para a conservação do acento circunflexo do singular na forma do plural).
Obrigado.
Gostaria de saber, por favor, qual dos termos — "glaçar" ou "glacear" — se utiliza para referir a operação pela qual se reveste um bolo ou outra receita de açúcar ou outro preparado para que aqueles fiquem brilhantes.
Obrigado.
Em português, todas as refeições têm o seu nome: pequeno-almoço, almoço, jantar, etc. Mas tenho uma dúvida. Quando um trabalhador na sua jornada de trabalho faz um intervalo para tomar, p. ex., uma sande e um café, isso denomina-se de alguma maneira?
Muito obrigado.
Grato pela atenção.
[Pergunta] Gostaria de saber se a frase seguinte está correcta: «As chamas, depressa, se alastraram.»
Nada é dito a respeito do seu emprego.
É mesmo correcto em vez do simplesmente alastrar, que já dá a ideia de alargar-se, invadir?
Estive recentemente em Porto Seguro, e pude ver que, em muitos hotéis de lá, eles grafam "hostel"! De onde é a origem dessa palavra? Por que eles grafam dessa forma? Obrigado!
Considero começar nova frase ou parágrafo por conjunção um defeito de estilo. A meu ver, a frase «Porém, nem tudo é...» não é legal. Aconselho sempre a inversão: «Nem tudo, porém, é...».Além de tudo, lembra certo samba de Paulinho da Viola: «Porém, ah, porém...»
Minha dúvida: Não será rigorismo excessivo de minha parte? Como devemos escrever não só certo como com elegância...
Atendendo à flutuação terminológica que se verifica neste domínio, gostaria de saber se, em língua portuguesa, se deve dizer "rom", "roma" ou "romanichel" para designar o povo originário dos Balcãs. A dúvida surge, também, pelo facto de nalguns documentos se indicar que os chamados "romanichéis" serão um dos subgrupos do povo designado "rom".
Por outro lado, a ser correcto o uso do termo "rom" em português, como deverá formar-se o plural?
Quando algo (por exemplo, uma máquina) tem a capacidade de se autobloquear, é correcto escrever «o dispositivo bloqueia-se até receber novas instruções» ou «o dispositivo bloqueia até receber novas instruções»?
É usual os brasileiros usarem a expressão «o dispositivo se bloqueia». Será correcto usar esta expressão?
Por gentileza, você poderia me dizer se é correto dizer a seguinte expressão: «Condomínio fechado»?
Será que é incorreto dizer, não está em duplicidade?
Por se tratar de «em condomínio», já é fechado?
Grato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações