Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Risques Estudante Barreiro, Portugal 5K

Sendo atlóideo relativo à vértebra atlas, é possível dizer «num esforço atlóideo» como referência ao Atlas da mitologia grega, ou não se aplica?

Obrigado.

Franciane Macedo Estudante Flórida Paulista, Brasil 10K

Plural de "caixa-preta"... seria "caixas-preta"?
Obrigada.

Luiza Junqueira Jornalista São Paulo, Brasil 8K

Fiquei com dúvida em relação ao diminutivo do substantivo planilha.

Ana Romão Estudante Aveiro, Portugal 16K

Gostaria de saber como se forma o plural da palavra reco-reco.

Grata pela atenção.

João Pais Estudante Lisboa, Portugal 6K

Na pergunta Usbequistão/Tajiquistão/Turcomenistão, F. V. Peixoto da Fonseca afirma que "dj" (como em Tadjiquistão ou Djibuti) não se admite na ortografia portuguesa.

Eu pergunto, então e palavras como djacato, djacutá, djalmaíta ou djambadim (todas presentes no Dicionário Houaiss)? E coisas mais simples como adjectivo ou adjunto?

Obrigado.

Denilze de Souza Agente cultural Bauru, Brasil 32K

Qual o plural de "mestre sala" e "porta bandeira"?

Pedro David Estudante Beja, Portugal 25K

Eu sei que a palavra alto pertence à classe dos adjectivos. Agora surgiu-me a dúvida de, na frase «ele fala alto», a referida palavra pertencer à dos advérbios.

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 18K

«Não se desabotoa as calças em público», ou «não se desabotoam as calças em público»?

Obrigada!

Bárbara Santos Estugarda, Alemanha 18K

Tenho encontrado a palavra "convidador" em alguns sítios web brasileiros, com o sentido da pessoa que convida para algo. Esta palavra faz realmente parte do léxico do português brasileiro? E do português europeu?

Já agora, que outras palavras poderiam ser usadas, além de, eventualmente, anfitrião?

Obrigada pelo esclarecimento.

Maria Augusta Lima Secretária Lisboa, Portugal 12K

Tenho visto, usado na linguagem médica, o termo “cronificação”, no sentido de tornar crónico. Por exemplo: «A cronificação da doença ocorre desde há 10 anos.»

Como não encontro o neologismo dicionarizado, gostava de saber se  ele é aceitável (e necessário, claro).

Obrigada.