A palavra desilusivo
Gostaria de saber se a palavra desilusivo existe. Um filme pode ser desilusivo?
Obrigado.
Uso do artigo definido com o topónimo Ucanha (Tarouca, Portugal)
Deve ou não empregar-se artigo junto do topónimo Ucanha, localidade do concelho de Tarouca? Estará correcta a seguinte frase: «A ponte de Ucanha vista de montante para jusante. A Torre fica na margem direita do rio Varosa.» Ou poderá escrever-se: «A ponte da Ucanha...»?
Obrigada.
A grafia maria-rapaz
Agradecia que me dissessem qual a forma correcta: «Maria rapaz», «maria-rapaz», ou...
O emprego da palavra urgenciar
É correto o emprego da palavra "urgenciar"?
O aumentativo de carta
Gostaria de parabenizá-los, adoro navegar por aqui, aprendemos muito.
Gostaria que me tirassem uma dúvida: qual o aumentativo de carta?
Grata pela atenção!
«Tenho (sou de) parecer favorável...»
No seguimento de um pedido de parecer, qual é a resposta correcta:
«Sou de parecer favorável...», ou «Tenho parecer favorável...»?
A origem e o plural de Sebastião
Qual o plural de Sebastião e, se puder ser, qual a sua origem?
Obrigado pela atenção.
A regência de passar (= «ser aprovado»)
Gostaria de saber se devemos dizer «passei a Matemática com 13 valores», ou «passei em Matemática com 13 valores».
Obrigado.
A sílaba tónica da palavra instituição
A palavra instituição acentua-se em que sílaba?
Sobre a palavra limítrofe
Há dias, tive uma "discussão" com um cidadão brasileiro, já que ele dizia que na faculdade um professor seu lhe tinha ensinado que se dizia "limitrofe" (assim mesmo, com a sílaba tónica em "tro", ficando a pronúncia "limitrófe") e não "limítrofe", com a sílaba tónica em "mí" como o próprio acento já indica.
Ora, consultei alguns dicionários brasileiros online e também surge sempre com a grafia limítrofe.
Gostava de saber se existirá realmente essa distinção entre o português daqui e de lá, ou se essa pessoa terá recebido uma informação errada por parte do seu professor.
Obrigado.