Uma professora de Português me garantiu que a palavra "parteleira" está certa, assim como prateleira. Eu desconhecia esta pronúncia/grafia. Ela está correta?
Gostaria de saber se existe a definição das palavras alencar e alencadas, ambas utilizadas na área jurídica.
Não localizei estas palavras nos dicionários de latim, jurídicos e de língua portuguesa.
Nos textos jurídicos em que esta palavra aparece, nos passa a ideia de "juntadas", "juntar". Só encontrei citações pelo Google.
Minha pergunta é: há uma definição da palavra alencadas?
Obrigado.
Qual o significado e a origem da expressão «de araque»?
Vi a pergunta acerca do «telefonar para trás» e o comentário feito acerca da vizinha, etc. Acho que não devemos simplificar... Sou brasileira e vivo na África do Sul, onde convivo com "portugueses" das mais diversas procedências (há muitos madeirenses aqui, muitos angolanos, moçambicanos cuja língua materna é português, e portugueses de Portugal). Já vi de tudo e até mesmo escrevi um glossário para a Unisa comparando expressões brasileiras e portuguesas. Aqui muita gente, de origem madeirense, usa o «telefonar para trás», com o sentido «retornar a ligação», «ligar de volta». A mim, causava muito espanto no início, achava que era uma tradução literal do «call you back», mas vejo ser bem difundido... deve haver uma explicação mais completa para isso...
Muito obrigado pela resposta à minha pergunta relativa a "unidade formular" e "massa formular". Agora a pergunta é muito concreta e nada tem que ver com a química: é legítimo utilizar a palavra formular também como adjectivo?
Com os meus melhores cumprimentos e muito obrigado
Como traduzir para português o termo inglês elicitation? Em textos científicos no âmbito da Teoria da Decisão, é comum encontrar "elicitar" ou "elicitação" de preferências ou de probabilidades.
Como podemos montar um quadro prático para mostrar o uso do imperativo formal e coloquial?
Grata.
É correto dizer «votado ao abandono» ou «deitado ao abandono»?
Sendo jornalista radiofónico, a oralidade é uma preocupação constante. Como dirijo uma rádio de formação, com pessoas de todos os pontos do País, surgem-nos regionalismos que, por vezes, nos soam estranho. Querendo manter o que considero ser uma das grandes riquezas da nossa língua, mas tendo a preocupação da sua defesa, gostaria que me tirassem uma dúvida. Oralmente é muito vulgar a junção de palavras. No caso de «As horas» dizer «AJ'oras"» é errado? Deverá ser «AZ'oras»? Há muitas palavras onde esta questão se põe, e fomos, inclusive, questionados por ouvintes nesta questão.
Obrigado.
Gostaria de saber como se escreve foneticamente a palavra saudade e gostaria de saber também se há algum site ou livro que possa ter ao meu alcance o estudo da fonética.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações