Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Félix Kibeka Professor Lobito, Angola 12K

Qual é a diferença entre «estar incomodado» e «estar doente»?

Antônio Hora Filho Professor Aracaju, Brasil 8K

Qual o plural diminutivo de ator?

Adianizo Veraldo da Silva Professor de Matemática Recife, Brasil 8K

As palavras creio, meio e Manuel são tritongos?

Rita Santos Animadora cultural Carnaxide, Portugal 6K

Numa prova de língua portuguesa a que tive acesso era solicitado o seguinte: «Identifique e descreva os problemas de língua presentes na seguinte frase: "Um motociclista morreu ontem na sequência da moto em que seguia ter sido embatida por um camião."»

Na verdade, pese embora eu formulasse a frase de forma bem distinta, «um motociclista morreu ontem na sequência de um camião ter embatido na moto em que seguia», não consigo identificar e descrever qual é a incorrecção.

Rui Malheiro Professor Espinho, Portugal 4K

Gostava de saber, caso exista, o feminino de fautor (será "fautriz"?).

Parabéns e bom trabalho.

Luís Domingues Estudante Leiria, Portugal 7K

Eu ando a relembrar os verbos irregulares para a prova de aferição, e gostaria de saber se o verbo sorrir, no presente do indicativo, na 2.ª pessoa do singular, fica: vós sorris, ou vós sorrides.

Rute Barbedo Jornalista Lisboa, Portugal 1K

Gostaria de saber se será correcto unir estas duas palavras por um hífen. Se for correcto, poderemos assumir as duas zonas de Lisboa como uma só e falar na zona Baixa-Chiado?

Obrigado.

Maria Cecília Jesus de Almeida Professora aposentada Presidente Prudente, Brasil 25K

Gostaria de saber informações sobre a expressão «por conta de», que tem sido massivamente usada pela mídia, e por conseguinte pelas pessoas comuns.

Sou formada em Letras — Português-Inglês — e não me recordo de ler e usar esta expressão, mas simplesmente «por causa de».

Fico muito irritada com essa expressão, pois às vezes numa reportagem ela é repetida três, quatro vezes.

Seria um sinal de senilidade... ou seria uma expressão bem pobre mesmo?

Aguardo sua opinião.

Obrigada.

Nuno Morais Professor Lisboa, Portugal 62K

Estou a fazer um trabalho sobre justiça em Portugal, no século XVIII, e surgiu a dúvida sobre a forma correcta a utilizar: "apostilha" (como dizem as fontes) ou "apostila"?

Francisco Nunes Estudante Lisboa, Portugal 9K

Qual das frases está correcta?

«Quando seco o cabelo, penteio-o.»

«Quando seco o cabelo penteio-o.»

Existe alguma diferença de um exemplo para o outro?

Obrigado pela atenção.