Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Neta Santos Aposentada São Paulo, Brasil 10K

Quando se usa provavelmente, o verbo seguinte irá para o subjuntivo, como no exemplo abaixo?

«Provavelmente, os homens mais poderosos já foram...»

Obrigada.

Bárbara Santos Estudante Estugarda, Alemanha 6K

Agradecia que me esclarecessem, em termos gramaticais, se o uso de «é normal que» + futuro do verbo ser é correcto, como na seguinte frase:

«Tudo leva a crer que sim, mas, à semelhança do que aconteceu no passado, é normal que a disponibilização dos computadores será mais demorada que para os do público.»

Muito obrigada desde já pela atenção.

Pedro Bessa Assessor de comunicação Porto, Portugal 7K

Gostaria de saber se a expressão «temos a melhor decisão» está correcta. Não me soa bem, pois parece-me que as decisões "tomam-se", não se "têm". Mas tenho visto a expressão ser utilizada várias vezes, pelo que gostaria de saber se estou errado, ou não, e com que fundamento.

Maria Gonçalves Jornalista Lisboa, Portugal 7K

«Estar dotado com quartos?»

«Estar dotado de quartos?»

Obrigada.

Mário Correia Militar Lisboa, Portugal 10K

Qual a etimologia da palavra hino? Encontrei um documento datado de 1949, em que hino estava escrito sem h ("ino"). É erro ortográfico, ou pode ser assim?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal 4K

Gostaria de saber se a palavra complot já foi aportuguesada para "complô". Se não, que alternativas há no português para evitar o uso deste francesismo?

Obrigado!

Neuza Fernandes Militar Seixal, Portugal 11K

Em português, é "exfoliante", ou "esfoliante"?

Ana Maria Lopes trabalhadora-estudante Guarda, Portugal 8K

Eu já algum tempo tenho dúvidas nestas duas palavras, autismo e autista; sei que os seus significados são diferentes. Fui consultar o Dicionário Universal da Língua Portuguesa e fiquei a saber muito pouco sobre elas. Agora eu peço a vossa ajuda para ver se me podem dar mais alguma resposta sobre esta minha dúvida.

Mercedes Fernández Poza Médica Zafra, Espanha 6K

O que é "desmóçar"? Eu acho que não existe e que é uma invenção do autor Mia Couto. O que é que pensam?

Edicleia Martins Advogada São Paulo, Brasil 6K

Na frase «O longo braço da lei está cada vez mais curto», foi utilizada a linguagem metafórica, ou foi um erro gramatical para obter um efeito de coloquialismo? É possível distinguir as duas linguagens?

Obrigada.