Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Gabriel Cordeiro Estudante Rio de Janeiro, Brasil 20K

Tenho dúvida sobre a diferença das expressões «em quanto» e enquanto. Estou tendo dificuldades em encontrá-las. Se puder me ajudar...

Obrigado!

Lurdes Novo Professora do 1,º ciclo Aveiro, Portugal 9K

Gostava de saber se devemos ensinar às crianças a letra c como cê ou quê, pois, quando dizemos o abecedário, dizemos «á, bê, cê».

Por outro lado, quando ensino o fonema c, digo o quê de cama e de carro.

André Simões Tradutor Coimbra, Portugal 4K

Olá, compatriotas do português!

Gostaria de saber se, tal como dizemos dopagem, para o consumo de substâncias dopantes, e travagem, para o uso dos travões num veículo, é correcto utilizar o vocábulo "siglagem" para fazer referência ao uso de siglas?

Obrigado e continuem!

Saudações linguistas.

Ilda Maria Santos de Oliveira Lopes Vieira Técnica superior de sociologia Porto, Portugal 10K

A minha dúvida é sobre a pronúncia do nome próprio Gui. Deverá ser lido como diminutivo de Guilherme, ou de forma idêntica a Rui?

Obrigada.

Vanessa Mancio Bailarina Sorocaba, Brasil 12K

Gostaria muito de elucidar uma dúvida minha: porque a palavra anjo é com j, e angelical é com G?

Desde já agradeço a atenção.

Manuel Anastácio Professor Guimarães, Portugal 7K

Já vi que já aqui responderam a uma questão sobre a grafia da palavra nanómetro. Contudo, li que nanómetro (ou nanômetro) é um instrumento, e não uma unidade de medida. E que esta se escreverá, portanto, como nanometro. Isto é, não se aplicaria a excepção que se abre para o caso de quilómetro, hectómetro, decâmetro, decímetro, centímetro e milímetro. Assim, escrever-se-ia "picometro"... Há algum fundamento nesta ideia?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 7K

Desejo o vosso esclarecimento sobre o modo correto de escrever na atual grafia portuguesa os seguintes prenomes: Alcíone/Alcione (paroxítona), Aloísio/Aluísio, Boaventura, Deocleciano/Diocleciano, Dourival/Dorival, Eloísa/Heloísa, Lourival/Lorival, Sólon/Solon (agudo).

Maria Pereira dos Santos Publicitária Lisboa, Portugal 8K

Deve dizer-se estar «de férias», ou estar «em férias»?

Teresa L. Engenheira Lisboa, Portugal 22K

Gostaria de saber se a seguinte frase está correcta: «A amostra é incidida por um feixe de energia electromagnética.» Caso não esteja («incidida por» não me soa muito bem), qual seria a forma correcta de o dizer?

Muito obrigada.

Joelma Barrionuevo Professora Rio Claro, Brasil 5K

Sobre a lenda gaúcha, o correto é «Negrinho do Pastoreio», ou do «Pastoreiro»?