DÚVIDAS

«Bom pastor»

«Bom pastor» ~ «pastor bom», a dúvida reside precisamente aí!

Por ter um significado muito semelhante, gera confusão. Afinal qual o significado de cada uma das expressões?

Por exemplo, «bom homem» e «homem bom»; qual a expressão indicada para descrever uma pessoa com atitudes honestas e singelas? E para descrever uma pessoa linda?

Resposta

Já nos referimos às diferenças de expressividade das duas posições do adjectivo. Muito depende do tipo de adjectivo em causa. No caso de bom, um adjectivo qualificativo, nota-se que os valores afectivos ficam mais evidenciados quando o adjectivo vai anteposto. Já a sua posposição permite interpretações mais "objectivas", mais ligados a uma apreciação que pode ser quer racional quer sensual:1

1) «um bom pastor/homem» = «um pastor/homem que, por ser bom, nos comove»

2) «um pastor/homem bom» = «um pastor/homem justo/atraente (possivelmente «lindo»)»

Mas «bom pastor» tem a particularidade de ter adquirido um sentido específico, que não advém somente do que sabe sobre a colocação adjectival. «Bom Pastor», com maiúsculas iniciais, é também uma expressão com significado próprio: «guia espiritual de um grupo de pessoas» (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).

1
As apreciações associadas à posição dos adjectivos qualificativos podem muitas vezes tornar-se convencionais, isto é, é possível que já se encontrem fixas ou estreitamente ligadas ao nome que modificam. Assim, a diferença entre:
«uma boa mulher» = «uma mulher bondosa» vs. «uma mulher boa» = «uma mulher bondosa/justa/atraente (talvez «muito linda)», numa linguagem entre infantil e irónica).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa