Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Hélder Bernardo Esp. informático Aveiro, Portugal 6K

Qual a expressão que está correcta?

«Pingos de chuva», ou «pingas de chuva»?

Ana Inácio Bibliotecária Lisboa, Portugal 36K

Como se deverá formular o plural da palavra kit?

Manuela Matos Docente Ponte de Lima, Portugal 6K

Gostaria de saber se o nome colectivo gente é contável ou não contável.

Obrigada

Ana Cláudia Santos Trabalhadora-estudante Lisboa, Portugal 57K

Gostaria de saber qual a diferença entre anfíbios e batráquios e qual o termo mais correcto para leccionar.

Obrigada.

Luís A. Silva Estudante Lisboa, Portugal 7K

Agradeço que, com a vossa competência linguística, me digam o que significam as seguintes expressões que vi no meu livro de gramática e acerca das quais não fui até hoje suficientemente esclarecido:

«Posição sintáctica terminal.»

«Interpretação semântica composicional.»

Muito obrigado pela tão grande ajuda que dão a quem se interessa pela nossa língua.

Carlos Silva Professor Lisboa, Portugal 7K

Numa campanha publicitária de grande divulgação presentemente a decorrer em Portugal é utilizada a expressão «se eu podia viver sem  algo?». Esta expressão está correcta? E a expressão «poderia eu viver sem» é mais correcta, ou não?

Maria Chaves Técnica Lisboa, Portugal 6K

O adjectivo superveniente usa-se com a/à, ou pode usar-se também com com?

Libéria Matos Professora Faro, Portugal 3K

Gostaria que me esclarecessem esta dúvida:

Por exemplo, diz-se «máquina de frutas», «máquina de sumos» ( estas com um sentido geral), mas porquê «máquina de café» e não «máquina do café» (quando esta é mais específica)?

Obrigada desde já.

Luiz Sérgio de Jesus Economista Jundiai, Brasil 7K

Tenho observado, disseminando-se particularmente na mídia televisiva, um hábito linguístico que, em meus ouvidos, soa horrivelmente. É a repetição do sujeito, se é assim que pode ser chamada. Um entrevistado diz: «O professor ele chamou a atenção do aluno.» Ou: «As aves elas sobrevoam a floresta». É correta a forma?

Agradeço a atenção e resposta.

Viviane Pires Estudante Belo Horizonte, Brasil 61K

Tenho um pouco de dificuldade com o uso dos vocábulos atenção, atento e atendimento no que diz respeito à regência. Como se usa esses nomes e quais o erros mais frequentes ao utilizá-los?