Os anfíbios são seres vivos que vivem tanto na água como na terra. Por sua vez, batráquio (zoologia) é «classe dos vertebrados anfíbios, de pele nua e viscosa, que passam por metamorfoses e que constituem o grupo mais antigo de vertebrados terrestres». A palavra batráquio vem «do gr[ego] bátrakos, "rã", pelo lat[im] batrăchu-».
Assim, a palavra anfíbio tem que ver com animal ou vegetal, capaz de viver tanto em terra como na água, enquanto o batráquio, embora vivendo tanto em terra como na água, é sempre um animal. Além disso, anfíbio, por extensão de sentido, ainda quer dizer «que pode andar tanto sobre o solo como na água (diz-se de tanque, carro, lancha etc.)».
Na realidade, ambos os termos são correctos, com a diferença assinalada: batráquio é sempre um animal, e anfíbio pode ser animal, vegetal e, por extensão de sentido, tanque, carro, lancha, etc.
N. E. (20/01/2022) – Da consulente Ana Paula R. V. de Araújo (bióloga, Almada), foi recebido o seguinte esclarecimento, feito na perseptiva científica: «Em termos de substantivos comuns, [a] definição [da] resposta está correta. Em termos de biologia, que me parece que era o assunto da pergunta, a resposta não é completamente correta. Os anfíbios constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. Batráquios era o nome antigo dessa classe. Por isso, o nome mais correto quando nos referimos a esse grupo de animais é Anfíbios.»