Em que casos se usa «proteger de» e em que casos «proteger contra»? Ex.: «O jardineiro protegeu as rosas do vento/contra o vento.» No Houaiss só há exemplos com «proteger de», enquanto no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa há exemplos com as duas formas.
Muito obrigada pela resposta.
Gostaria de saber se as formas «renunciou ao cargo» e «renunciou o cargo» são ambas correctas ou se a segunda é incorrecta.
Obrigado.
Como se chamam os habitantes da Carrasqueira, aldeia turística pertencente à freguesia da Comporta, concelho de Alcácer do Sal?
Muito obrigado pelo excelente trabalho e cumprimentos.
Gostaria de esclarecer a seguinte dúvida: o verbo visar contempla a forma reflexiva?
Exemplo: «Visando-se a verificação do documento, através do seu registo em catálogo [...].»
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Recorro várias vezes ao Ciberdúvidas sempre para aprender qualquer coisa e agradeço-vos o facto de terem continuado esta iniciativa do saudoso Carreira Bom. Acontece que esta dúvida que me traz junto de vós julgo não ter sido ainda tratada. É a seguinte: existe a palavra "linguaragem"? Se existe, qual o seu significado? Linguagem do povo? Calão? Linguagem mal falada?
Agradeço desde já.
Existe o termo microscópico e macroscópico. Para nos referirmos ao termo intermédio, é correcto falar-se em "mesoscópico"?
Quando nos referimos a colocar o bacalhau de molho em água doce para retirar o sal, deveremos dizer «vou remolhar o bacalhau», ou «vou demolhar o bacalhau»?
Obrigado e bom Natal.
Na frase «Os rapazes mais jovens não sabiam», qual é o grau do adjectivo jovens?
«With more severe clinical signs, including severe dehydration.»
Gostaria de saber se é errado traduzir a palavra inglesa severe para severo, como termo médico. Disseram-me que a tradução correcta é grave, e não severo.
Obrigada.
Li as vossas respostas sobre a regência do verbo lembrar, e aproveito o contexto (tratando-se já do antónimo deste): qual a regência do verbo esquecer?
Por favor, esclareçam-me através de exemplos.
Obrigado e bom trabalho!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações