DÚVIDAS

Quadrilhice e pastelar

Tendo encontrado dicionarizada a palavra quadrilheiro, com sentido de «coscuvilheiro, bisbilhoteiro», estranhei não encontrar "quadrilhice", que é uma palavra de uso corrente na zona oeste [Portugal], e penso que também em Lisboa, pelo menos.

Outra situação com algum paralelo talvez seja "pastelar", com o sentido de «preguiçar», ou «demorar a fazer», que não encontro dicionarizada, e me parece de uso generalizado.

Estranho sempre a nossa facilidade em adoptar vocabulário estrangeiro, enquanto há tanta resistência em assumir vocabulário deste tipo, que faz parte do léxico de tantos falantes. Gostaria de saber como as classificam quanto à generalização do uso e se consideram aceitável o seu uso escrito.

Resposta

Em relação à palavra quadrilhice, parece-nos que já está consolidada pelo uso. No entanto, poderá ainda não ter a expansão suficiente e ser, por enquanto, apenas um regionalismo. Dada a larga utilização do sufixo -ice, que indica qualidade ou estado, na língua portuguesa, é previsível a entrada da palavra quadrilhice nos dicionários.

Em relação à palavra pastelar com os significados apresentados, talvez seja apenas um modismo passageiro. Só a sua expansão e persistência poderão dar lugar à sua entrada nos dicionários. Muitas palavras têm uso restrito e efémero, não passando nunca à posteridade.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa