DÚVIDAS

«Nota de pé de página» e «nota de rodapé»

Quando na mesma página de um livro aparecem na sua parte inferior os sinais (*) asterisco e (#) cardinal, é verdade que o primeiro (asterisco) deve ler-se: «a nota ao pé da página diz» e o segundo (cardinal): «a nota de rodapé diz»? Há diferença entre «nota ao pé da página» e «nota de rodapé»?

Resposta

Não há. Ambos os casos são de notas de rodapé também conhecidas por notas de pé de página. Trata-se de designações que significam o mesmo: «a [nota] que se coloca abaixo da página e que é extensão (observação, informação bibliográfica, explicação etc.) de algo dito ger. nessa mesma página» (Dicionário Houaiss).

As notas de rodapé têm geralmente chamadas que estão numeradas, sobretudo em textos de várias páginas como são, por exemplo, os artigos científicos. Em textos mais curtos, usa-se também o asterisco, sobretudo para esclarecer títulos ou o nome do autor, mas, havendo necessidade de fazer mais chamadas e não usando um sistema de numeração, recorre-se por exemplo a uma cruz ǂ e a outros símbolos. O sinal de cardinal é que não me parece muito comum nem adequado, porque se pode confundir com uma outra convenção de origem anglo-saxónica, equivalente a n.º: # 4 = n.º 4.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa