DÚVIDAS

A diferença entre progresso e progressos
Gostaria que me fizessem o favor de esclarecer o seguinte: Existe, de facto, alguma diferença entre progresso e progressos? Em princípio, eu diria que sim, mas... Por exemplo: A) «O aluno fez progressos assinaláveis.» – correcto B) «O aluno fez (um) progresso assinalável.» – incorrecto C) «O progresso do aluno.» – correcto D) «Os progressos do aluno.» – correcto E) «O progresso da Humanidade.» – correcto F) «Os progressos da Humanidade.» – correcto Neste dois últimos casos, sinto que, em E), significa «o conjunto dos progressos» (o total da soma) da Humanidade; em F), parece que incide sobre os diversos casos pontuais que marcaram a evolução da Humanidade (as várias parcelas da soma). Estou errada? Ou depende de cada falante/contexto? Muito obrigada!
Sobre anáfora e elipse em títulos
Na elaboração da capa de trabalho acadêmico "Projeto de pesquisa", informei o tema "Curatela: inovações do instituto no atual Código Civil". Para minha surpresa, a professora apontou erro no tema e me descontou pontos, alegando que o Código Civil contém diversos outros institutos jurídicos como adoção, guarda compartilhada, tutela etc, que apresentaram, igualmente, inovações, e que, portanto, a omissão da palavra curatela após o termo instituto constituiria óbice ao entendimento da delimitação do tema proposto. Discordo totalmente desse raciocínio, já que a combinação da preposição com o artigo (de + o = do) define, claramente, a referência ao vocábulo curatela, ao qual remete, e cuja repetição entendo desnecessária e deselegante, até. Assim, não vejo aí omissão ou falta de clareza. Cito, ainda, outros exemplos de construções similares que reputo, igualmente, perfeitamente claras, dispensando a repetição de termos subentendidos. Exemplos: – Faculdade Pe. Arnaldo: dez anos de história da instituição; – Adoção: modificações do instituto no Código Civil de 2002; – Advocacia: o exercício da profissão nas empresas públicas; – Orientação à Monografia Jurídica I: plano de ensino da matéria; – Analfabetismo: a solução do problema transcende o aspecto econômico-cultural – Brasil: o que a população espera do novo governo Aguardo, com expectativa, resposta à indagação. Desde já, obrigado pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa