Permita-me, antes de mais, um pequeno comentário ao uso de macete. O trabalho no âmbito do Ciberdúvidas é sempre aliciante, e cada questão apresentada equivale a um enriquecimento de quem responde! Com esta questão, aprendi que macete tem, no Brasil, o sentido figurado de «truque», «artifício».
Em relação à questão que apresenta, creio que o macete mais simples que posso indicar-lhe é: junto de verbo: se; após preposição: si. Exemplos:
1 – «Não se vê muito bem aqui.»
2 – «Este livro lê-se facilmente.»
3 – «Olho para si, e penso…»
4 – «Falam de si como se o conhecessem bem».
Note-se ainda que si é muito mais usado em discurso directo, ou seja, quando há uma interpelação directa a alguém, como se depreende, de certo modo, de 3 e 4.
Por outro lado, frases como 3 e 4 devem soar de forma estranha aos ouvidos de um brasileiro, uma vez que, no Brasil, o pronome pessoal está a ser preferencialmente usado no caso nominativo (ele, você...), quando antecedido de preposição. Acresce que o pronome si é usado no Brasil sobretudo com um sentido reflexo, muitas vezes reforçado com o pronome mesmo («de si mesmo», «para si mesmo»). Assim, o mais comum seria, para estas frases, algo como:
3´ – «Olho para você, e penso…»
4´ – «Falam de você/dele como se o conhecessem bem».