Descendência e ascendência - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Descendência e ascendência

Na frase «Ele é uma pessoa com descendência alentejana», a descendência é uma referência ao progenitor, ou ao procedente?

Na frase «Ele é uma pessoa com ascendência alentejana», a ascendência é uma referência ao progenitor, ou ao procedente?

Nuno Assis Engenheiro Leiria, Portugal 9K

A palavra descendência quer dizer «série de indivíduos que procedem de um tronco comum; filhos» e «filiação». Por sua vez, neste contexto, ascendência é «linha de gerações anteriores a um indivíduo ou a uma família».

Assim, os filhos são descendentes em relação aos pais («os meus descendentes que resolvam»), enquanto os pais são ascendentes relativamente aos filhos.

Respondendo directamente à sua pergunta, a descendência é uma referência aos filhos, netos, ou seja, àqueles que descendem, e ascendência é uma referência aos pais, avós, isto é, os progenitores, os ascendentes.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica