Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Isabel Moura Advogada Coimbra, Portugal 11K

Recentemente vejo várias casas comerciais a anunciarem "epilações", "epilação", ao invés de depilação. Parece-me um francesismo grotesco e ridículo, mas já vi um dicionário conceituado online que continha o termo e cujo sinónimo apresentado era depilação. Já se usará assim tanto para ser aceite esta segunda designação?! Gostaria, se possível, que comentassem este fenómeno.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 6K

Devemos escrever e dizer "Alcebíades", ou "Alcibíades"?

Muito obrigado.

Edgar Seia Professor Seixal, Portugal 3K

Cada vez estou mais indignado com a propagação do anglicismo feeling tanto nos meios de comunicação social como na linguagem comum do dia-a-dia. Hoje em dia, para alguém expressar um pressentimento, diz que «tem um feeling». Às vezes pergunto-me se será por desconhecimento da palavra (o que, caso se verificasse, seria deveras preocupante) ou simplesmente para parecer actual...

Fernando Marques Técnico de museografia Vila Franca de Xira, Portugal 16K

Uma vez que existem obras de carácter normativo para a língua portuguesa que permitem a forma intoxicar (em que o x tem valor de "ch"), será que é igualmente permitido dizer tóxico ("tóchico") e toxinas ("tochinas")?

Nuno Cardoso da Silva Professor universitário Lisboa, Portugal 12K

Repetidamente se tem afirmado aqui que «ter que ver com» está correcto e «ter a haver com» está errado. Nunca vi, na argumentação, qualquer referência ao latim para consubstanciar essa afirmação. Porquê? O latim não nos pode ajudar aí?

Por outro lado chamo a atenção de que o equivalente em inglês é «this has nothing to DO with that», e em holandês é «dit heeft daar niets mee te MAKEN». Em ambos os casos, os verbos (to do e maken) estão mais próximos do sentido de haver do que de ver, o que pode indiciar que a vossa interpretação pode não estar correcta. Quererão V. Exas. voltar a este assunto?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 10K

Seria "Hasmoneus" ou "Asmoneus" a denominação daqueles reis judeus também conhecidos como Macabeus?

Creio que todas estas formas admitiriam flexões de gênero e número, não? Também funcionam ora como substantivos próprios, ora como adjetivos, não?

Quando devem ser escritas com inicial maiúscula ou minúscula?

Poderiam dar exemplos em todos os casos?

Obrigadíssimo eternamente.

Rita Almeida Secretária/tradutora Lisboa, Portugal 1K

Deve escrever-se: "espectrometro", ou "espectometro"?

Obrigada pela vossa ajuda.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 4K

Como se chama o natural ou habitante da Crimeia, península e república autônoma da Ucrânia? Seria mesmo "crimeano", como tenho visto?

Muito obrigado.

Cláudia Godinho Professora do 1.º ciclo Lisboa, Portugal 8K

Gostaria que me facultassem uma palavra derivada por prefixação da palavra primitiva medo.

Obrigada.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 11K

«Examinou detidamente a questão.»

Podemos ver aí um caso de pleonasmo?

Obrigado.