Perguntar-vos-ia qual o género do substantivo de origem inglesa Google. Deverá dizer-se «a Google», ou «o Google», ou tal não se pode aplicar, pois trata-se de um nome de uma firma inglesa?
Gostava de saber qual o termo utilizado para designar a qualidade de quem está exaurido. Será o espontâneo termo "exaurição", que não encontro dicionarizado, legítimo? Obrigado.
Qual seria porventura o gentílico de Cesareia Mazaca, capital da antiga região da Capadócia, na Anatólia?
O gentílico porventura apontado pelo Ciberdúvidas valeria também para a Cesareia Marítima e também para a Cesareia de Filipe? Funcionaria como adjetivo e substantivo?
Muito obrigado.
Qual seria porventura o gentílico da Nicomédia, primeira capital da região da Bitínia, na Anatólia?
Muito obrigado.
Qual é o aumentativo de camarão?
Se possível, gostaria que me fosse explicada a origem da expressão «é de estrela e beta e pé calçado». Pessoas idosas utilizavam-na com alguma frequência, mas a sua origem continua a ser para mim um enigma.
Desde já agradeço.
Como se designa a qualidade do que é meloso? "Melosidade" ou "melosice"? Não encontro ambas as palavras no dicionário...
Obrigado.
Li num manual de redação jornalística que as pessoas usam a flexão equivocada do substantivo patim.
No coloquial, cá em minha cidade sempre escuto coisas do tipo:
— Mamãe, deixe eu andar de patins lá fora.
— Pedi que ele escolhesse o seu presente, e ele escolheu um patins.
No tal manual figura que o certo seria:
— Andar de patim, um patim. Até porque ninguém pede para andar de bicicletas, de carros, ou pede um pastéis, um chopes, um clipes.
O quê afinal é correto?
Qual o significado da palavra homólogo?
Exemplo:
«O Eurostat reviu em alta ligeira a variação homóloga do PIB da zona euro e da UE no primeiro trimestre também foi revisto em alta.»
«Cavaco consternado com morte do seu homólogo polaco.»
Qual é o gentílico de Roterdão, Holanda?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações